A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

7 ensinamentos práticos para fazer um planejamento financeiro do zero

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
dreamstime - rostislav sedlacek

Resumo – Quais são os passos fundamentais para se fazer um planejamento financeiro que funcione na prática? Leia o texto e descubra!

 

Estamos no último mês do ano e este é o momento ideal para se refletir sobre tudo o que passou e se preparar para o que está vindo. Essa preparação inclui adotar um planejamento financeiro bem estruturado, caso você ainda não tenha. 

E se já tiver um planejamento, mas com falhas ou pendências a serem cumpridas, chegou a hora de mudar o comportamento para 2024.

 

O ano que passou

 

É fato que 2023 não foi um ano fácil, ainda mais em um cenário de altas taxas de juros, que acabam prejudicando o crescimento da economia e população de maneira geral, que muitas vezes não se dá conta logo de cara que esse fenômeno está acontecendo em grande escala.

Por outro lado, dados mostram que existe luz no fim do túnel. A revisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta o Brasil como um dos países que terão uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 maior do que a esperada no início do período. Segundo as projeções mais recentes, a economia brasileira crescerá 3,1% ainda neste ano.

 

Agora é a hora de fazer novas dívidas?

 

No entanto, apesar da promessa de melhora da situação do país, isso não significa que agora seja o momento de contrair novas dívidas, mas sim de se organizar e quitar as já existentes para conseguir encerrar 2023 com tranquilidade.

Todos nós sabemos que o final do ano tende a ser uma época de inúmeros gastos, mas quem possui um planejamento financeiro adequado já está pronto para realizar as compras de Natal e até de Ano Novo sem exagerar, e muito menos extrapolar o orçamento

Que fique claro: ninguém está proibido de fazer compras, mas é importante entender que não é preciso começar 2024 endividado para aproveitar de verdade o que as festas proporcionam.

Acompanhe nosso canal no youtube

Guia rápido para se planejar financeiramente para o próximo ano

 

Pensando nisso, fazer um planejamento financeiro pessoal é uma excelente maneira de começar o ano novo com metas claras e sustentáveis. 

Aqui está um guia com o passo a passo para ajudar você a criar um plano financeiro para o próximo ano:

 

Passo 1: Avalie a situação atual e seja 100% honesto(a) com você mesmo(a) em relação à sua situação financeira!

 

Analise suas finanças atuais: liste todas as suas fontes de renda. Em seguida, anote todos os seus gastos mensais, categorizando-os (moradia, alimentação, transporte, lazer, etc.). Assim, será possível descobrir o potencial de sobra de cada mês. Você pode fazer isso com a ajuda de nossos materiais gratuitos.

 

Passo 2: Defina metas financeiras realistas

 

Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo: por exemplo, criar uma reserva de emergência, pagar dívidas, economizar para uma viagem, investir para complementar a aposentadoria. Priorize e classifique suas metas com base na importância e urgência.

 

Passo 3: Reduza despesas

 

Identifique gastos desnecessários: avalie onde você pode cortar despesas sem comprometer seu estilo de vida. Negocie contas e contratos, pesquise por melhores ofertas em serviços como internet, TV a cabo, seguros, etc.

 

Passo 4: Crie uma reserva de emergência

 

Estabeleça um objetivo para a reserva: recomenda-se ter, inicialmente, de 3 a 6 meses de despesas básicas guardadas. Automatize as suas economias, por exemplo, e configure as transferências automáticas para a conta de emergência assim que receber sua renda.

 

Passo 5: Pague as dívidas

 

Liste todas as suas dívidas, incluindo o valor total, taxa de juros e valores dos pagamentos mensais. Crie um plano de pagamento: priorize as dívidas com as taxas de juros mais altas e, gradualmente, trabalhe para quitar todas.

 

Passo 6: Invista no futuro

 

Pesquise opções de investimento: considere suas metas e tolerância ao risco ao escolher entre ações, renda fixa , fundos, etc. Automatize os investimentos (também nesta etapa), ou seja, configure contribuições automáticas para sua conta de investimento assim que receber sua renda.

 

Passo 7: Revise e atualize seu plano regularmente

 

Reveja seu progresso mensalmente, avalie seu orçamento, suas metas e faça ajustes conforme necessário. Esteja preparado para mudanças: a vida pode trazer surpresas, então esteja disposto a ajustar seu plano conforme necessário.

 

Lembre-se, a chave para o sucesso financeiro é a consistência e o comprometimento. E se você estiver lendo este conteúdo em outra época do ano, as dicas continuam valendo do mesmo jeito!

O importante é se planejar e seguir o que foi decidido! Ajuste seu plano conforme necessário e celebre suas conquistas ao longo do ano.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

267 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *