Meu aparelho foi danificado por um ‘apagão’, o que fazer?

Teve algum aparelho danificado por blecaute? Saibe que você tem direito a pedir ressarcimento pelo prejuízo. Veja aqui o que fazer.

Meu aparelho foi danificado por um ‘apagão’, o que fazer?

3 min para ler
Dreamstime - Vladimir Nikulin
Getting your Trinity Audio player ready...
dreamstime s 22363266 vladimir nikulin min
Dreamstime - Vladimir Nikulin

Resumo – Teve algum aparelho danificado por blecaute? Saibe que você tem direito a pedir ressarcimento pelo prejuízo. Veja aqui o que fazer.

 

Os famosos blecautes

 

No Brasil, é possível acontecerem quedas de energia elétrica sem aviso prévio, popularmente conhecidas como ‘apagões’ ou ‘blecautes’.

Quando esses episódios ocorrem, alguns aparelhos podem apresentar problemas de funcionamento ou até mesmo queimar, o que gera prejuízo. No entanto, é possível solicitar o ressarcimento dos danos.

 

O que aconteceu desta vez?

 

No dia 15 de agosto de 2023, um apagão atingiu 25 estados do país e o Distrito Federal. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontaram ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste, afetando alguns estados do Sudeste.

Nesse sentido, foi instaurado um inquérito pela Polícia Federal para apurar as respectivas causas. Estão sendo analisados crimes de sabotagem, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e ação humana.

De acordo com o primeiro relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o apagão nacional de 15 de agosto, os geradores de energia elétrica não enviaram as informações corretas sobre o desempenho de seus equipamentos para o ONS.

Os dados incorretos, por sua vez, teriam comprometido o planejamento e a operação do sistema.

 

Teve prejuízos? Veja o que você pode fazer.

 

Pessoas e até mesmo empresas que tenham algum aparelho estragado durante uma interrupção dos serviços de energia elétrica podem ser ressarcidas.

“Em caso de processo, é necessário ter provas concretas de que o aparelho foi danificado pelo apagão e a empresa operadora de energia precisa fazer uma análise detalhada do objeto”.

Acompanhe nosso canal no youtube

Acompanhe o passo a passo para os trâmites legais

 

Todo consumidor tem direito de fazer uma reclamação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e na plataforma consumidor.gov.br, caso a empresa de energia se recuse a arcar com os prejuízos.

Para a Aneel, existem vários canais de reclamação, como chatbot, formulário, aplicativo de celular, atendimento por telefone, basta escolher.

Já no site do consumidor.gov, é necessário criar um login e senha no Portal Gov.

Por essa razão, é importante ter tudo registrado para garantir que sua reclamação vai ser considerada.

“Saiba o dia e o horário do ocorrido e tente se lembrar de como aconteceu, se houve algum estalo, cheiro de queimado, ou algo nesse sentido. Procure também tirar fotos do equipamento danificado e tente gravar um vídeo, pois quanto mais detalhes tiver, melhor será”.

JV 2

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

Filtro ou galão de água: o que gera mais economia na sua casa?
Como a falta de acessibilidade digital impacta as finanças das pessoas com deficiência?
O que é educação financeira? Explicado de forma prática e acessível para quem quer mudança já!
O passo a passo definitivo para como financiar um carro de forma eficiente