O que são debêntures? Guia completo para iniciantes

O que são debêntures? Guia completo para iniciantes

2 min para ler
Debêntures
Dreamstime - Tatsaphon Saengnarongrat

Você já parou para pensar em como as empresas captam dinheiro para crescer ou investir em novas ideias? Elas podem pegar empréstimos no banco, emitir ações ou emitir dívida. E é aí que entram as debêntures.

Por que as empresas preferem emitir dívida em vez de ações? Simples: ao emitir debêntures, elas pegam o dinheiro emprestado e pagam juros, mas mantêm o controle total da empresa (sem diluir as ações dos acionistas atuais). Já com ações novas, o poder de decisão se divide entre mais donos. É uma forma inteligente de financiar projetos sem perder o comando.​

As debêntures são uma ótima oportunidade para você diversificar sua carteira de ativos de renda fixa. Além disso, pagar juros sobre debêntures é vantajoso para a empresa porque esses pagamentos podem ser deduzidos como despesas financeiras na apuração do resultado anual (diferente dos dividendos pagos aos acionistas), que não são dedutíveis. 

Isso ajuda a reduzir o impacto tributário da dívida e torna a emissão de debêntures uma opção fiscalmente interessante para as companhias.

O que são as debêntures

Elas são títulos de dívida que a empresa emite para levantar dinheiro direto com investidores, pulando o banco. Quando você compra uma debênture, está emprestando dinheiro para essa empresa, que vai pagar juros periodicamente e devolver o valor investido no fim do prazo. 

Prazo de vencimento das debêntures

Normalmente, esses prazos são mais longos (a partir de dois anos) e esses títulos são negociados na B3, o mercado de ações brasileiro. A emissão e as regras são todas supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários, garantindo um certo nível de segurança.​

Importante: diferente da poupança ou de certos investimentos bancários, as debêntures não têm garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ou seja, se acontecer algum problema com a empresa emissora, o FGC não cobre seu dinheiro. Por isso, antes de investir, é fundamental avaliar o risco da empresa.

Quais são os riscos de investir em debêntures?

Ah, e vale lembrar que, como qualquer investimento em renda fixa da iniciativa privada, as debêntures têm seus riscos. Para entender esses riscos melhor, dá uma olhada nesse texto que explica “Uma sombra que sempre nos acompanha: o risco“.Nos próximos textos da série, vamos explorar os tipos de debêntures e como investir nelas. Fica ligado!

Referência

B3. Debêntures. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-fixa/debentures.htm. Acesso em: 29 nov. 2025

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

O que são debêntures? Guia completo para iniciantes
Cheque Especial: uma das invenções mais perigosas no mercado financeiro. Veja 4 formas de se livrar dele
Portabilidade do INSS: como escolher o banco onde você quer receber sua aposentadoria
10 dicas práticas para economizar em viagens internacionais