Você está aqui
Trilha 3: "Meu saldo mensal é positivo"
- 1ª Parada: definindo suas metas
- 2ª Parada: Descubra o seu perfil de investidor
a) Quais são os tipos de perfis de investidor?
O perfil de investidor
Quando você solicita a abertura de conta em uma corretora para começar a investir, a CVM (Comissão de Valres Mobiliários – órgão regulador do mercado de capitais no Brasil), exige que as instituições forneçam um formulário para que os clentes preencham.
Por meio dele, descobre-se o perfil de investidor, isto é, o grau de exposição a risco e nível de conhecimento (e experiência) que o cliente possui a respeito do mercado em questão.
Qual é o seu perfil de investimento?
Para que serve esse questionário?
Com o preenchimento deste formulário digital, as instituições financeiras têm mais informações sobre a sua personalidade, momento de vida, nível de renda, experiência e conhecimento sobre o mercado de capitais.
Dessa forma, elas poderão oferecer prodtos de investimentos mais adequados às suas características.
Assim, o objetivo de se utilizar esta ferramenta é de proporcionar maior segurança às pessoas que queiram começar a investir.
Por exemplo, a instituição saberá que não será uma decisão adequada oferecer um produto de alto risco a uma pessoa com um perfil mais conservador, que prefere investimentos de baixo risco.
Preencha o formulário para descobrir o seu perfil de investimento
Tipos de perfil de investidor
1) Perfil conservador
Para aqueles que desejam navegar por mares mais calmos, geralmente, são oferecidos produtos com baixo risco de desvalorização e de inadimplência.
Assim, esse perfil é comumente chamado de conservador, dada a sua baixa tolerância ao risco e maior liquidez (disponibilidade imediata do dinheiro investido).
Por isso, este também costuma ser o perfil onde a maioria das pessoas próximas de se aposentar está enquadrada, visto que uma perda expressiva nesta fase da vida pode não ter mais tempo de ser recuperada.
2) Perfil moderado
Classificação dada a pessoas que podem priorizar um equilíbrio na alocação de seus recursos: uma parcela do capital alocada em investimentos de baixo risco, e outra parte em investimentos de risco um pouco mais elevado.
Dessa forma, há uma busca de maior rentabilidade, mas ainda com os riscos devidamente gerenciados.
Com relação à liquidez, a parcela investida em empreendimentos com maior possibilidade de retorno podem precisar de maior tempo de maturação para começar a gerar frutos.
3) Perfil arrojado
Categoria que engloba investidores com maior conhecimento sobre os produtos de maior complexidade do mercado (opções, futuros, entre outros).
Além do conhecimento acima da média, o grau de tolerância ao risco também é maior: eles costumam aceitar um risco de perda mais elevado para também terem chances de ganhos mais expressivos.
Com relação ao momento de vida, trata-se de um perfil geralmente associado a pessoas mais jovens, uma que que alguns investimentos requerem bastante tempo de maturação; ou quando os empreendimentos não vingam, há tempo para recuperar as perdas.