Você está aqui
Trilha 1: "Meu saldo mensal é negativo"
- 1ª Parada: Mapeie todas as suas dívidas
- 2ª Parada: Faça um plano para pagar as dívidas
2.1. Calcule as suas despesas essenciais
2.2. Classifique seus gastos em diferentes categorias
2.3. Registre todas as suas fontes de receita
2.4. Verifique o seu saldo ao final do mês
2.5. Use o saldo positivo para começar a quitar as dívidas
Saindo do aperto!
Após finalizar o seu orçamento, você verificou que consegue fazer sobrar um certo montante ao final do mês. Parabéns pelo trabalho!
Agora você pode avançar para a próxima etapa, onde vai analisar se o valor da dívida renegociada (ou das parcelas da dívida renegociada) vai caber em seu orçamento, sem criar novas dívidas.
Você já consegue enxergar melhoras em seu orçamento?
A parcela da dívida cabe em meu orçamento?
Para descobrir essa informação, é simples: basta comparar o valor da parcela da dívida renegociada com o saldo que você consegue gerar ao final do mês.
Caso o dinheiro que sobra de seus rendimentos mensais seja suficiente para assumir esse compromisso, o recomendável é que você dê prioridade ao cumprimento desta obrigação para ficar (o mais rápido possível) livre dos juros.
Fazendo as dívidas caberem no orçamento!
Dando a volta por cima!
Você está conseguindo perceber que um planejamento feito com calma e atenção (sem soluções mirabolantes) é perfeitamente capaz de tirar você dessa situação de aperto?
Então você pode se animar, porque essa mesma organização também é capaz de fazer você construir um patrimônio que vai te dar muita segurança e tranquilidade ao longo do tempo.
Agora que você cuidou da sua saúde financeira e controlou as suas dívidas, já é capaz de dar o próximo passo da caminhada: é hora de investir para o seu futuro.