A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

A base da sua liberdade financeira

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: Dreamstime - Spettacolare

Resumo Quando começamos nossa caminhada rumo ao equilíbrio financeiro, precisamos aprender a controlar nossas despesas e nossos rendimentos. Esse comportamento será a pedra fundamental de uma vida financeira mais saudável e duradoura. Veja mais sobre o tema neste texto.

 

A conquista – e a construção – da liberdade financeira

 

Para chegar a uma condição de liberdade financeira – ou equilíbrio financeiro – como gostamos de chamar aqui, existem algumas fases a cumprir. 

Se fossemos comparar o processo com a construção de uma casa, poderíamos dizer que o controle das despesas é a fundação dessa casa. 

Aprender sobre finanças poderia ser a fase de subida das paredes e investir com qualidade (preparando sua aposentadoria) seria o equivalente aos acabamentos da casa.

 

A importância da disciplina nessa jornada

 

Se uma pessoa não souber ou não conseguir aprender sobre finanças, investimentos, mas tiver  capacidade para manter suas despesas sob controle, ou seja, saber exatamente onde seu dinheiro está sendo gasto e não deixar acontecer algum descontrole, a chance de algum desequilíbrio acontecer é muito baixa.

E, caso aconteça algum desequilíbrio, você terá seu fundo de reserva preparado para te ajudar como um seguro privado/particular.

 

Controle seu orçamento

 

O controle das despesas pode ser feito anotando tudo o que você gasta em um caderno, em uma planilha excel, ou em algum aplicativo de controle. 

Você deve ser tão rigoroso quanto essa atitude (de acompanhar suas despesas e receitas) deixar você confortável

Por exemplo, trabalhei com uma pessoa – que se sentava perto de mim – com quem frequentemente almoçava junto e, logo após o almoço, ele abria uma planilha onde anotava quanto tinha custado o almoço (até o café que havia tomado!). Fazia isso tranquilamente, então está ótimo. 

Se você acha isso exagero, sem problemas! Faça do seu jeito, mas tenha algum controle, por favor! 

Tenho outra amiga que faz a contabilidade de cabeça. Ela faz todas as contas sem o auxílio da tecnologia, e vai contando tudo mentalmente, com bastante detalhe. Acho meio arriscado esse método, mas para ela tem funcionado, então ok também.

Antigamente, existia um negócio chamado talão de cheques (os mais velhos vão lembrar). No canto esquerdo do talão, tinha uma listinha de saldo anterior, menos os cheques emitidos e uma linha para a pessoa ir preenchendo com os valores e ter um controle do seu saldo. 

A pessoa abria o talão para saber seu saldo no banco. Seria como um aplicativo bancário fora do telefone celular (risos!).

 

Veja também

Sobre a liberdade financeira

 

Formas simples de manter um controle de seu orçamento

 

Conseguir ter no seu controle todas as despesas e não deixar escapar as contas, ficando dentro do seu orçamento, será a pedra de toque do seu equilíbrio financeiro. Essa estratégia é infalível, ahoradodinheiro garante.

Se você não sabe suas despesas mensais, já está numa situação ruim. Mesmo que você faça parte do pequeno grupo que possui uma renda alta, seu risco de gastar mais do que recebe será alto. 

Os estímulos para consumir são enormes – em contraposição aos incentivos para você se controlar e guardar dinheiro. Estes últimos são poucos que você verá nas mídias e propagandas

Você pode fazer controle das suas despesas em base semanal também. Quem recebe semanalmente vai ter um controle melhor, nesse caso.

Não importa muito o formato, mas sim seu comportamento rígido de manter um controle sobre as suas despesas, acompanhando-as sempre, e não deixando que os seus gastos superem a sua renda.

Nossa planilha da liberdade financeira está aqui para te ajudar. 

Se você só tem disposição para fazer uma coisa hoje em favor de seu equilíbrio financeiro, clique aqui nesse link, baixe a planilha e comece hoje mesmo a construir a sua casa do equilíbrio financeiro, vale muito a pena!

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

316 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *