A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

A busca pessoal pelo equilíbrio financeiro

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Foto: Styf - Depositphotos
 

Resumo – Como partir em busca do equilíbrio financeiro? Quais são as melhores formas de se chegar a este objetivo? Por quais motivos poderíamos caminhar em direção a esta meta? Em um texto breve e direto, abordamos pensamentos que serão muito importantes em sua jornada de liberdade financeira.

 

Uma das maiores metas da sociedade é conseguir, de alguma forma, se equilibrar financeiramente. Entretanto, a famosa frase “deixa só eu me estabilizar”, ao invés de representar um breve momento da vida, acompanha a maioria da população por anos.

Observamos isso na recente pesquisa da Febraban, segundo a qual 69,4% dos brasileiros têm o orçamento justo (com gastos iguais ou superiores aos ganhos).  

 

Como começar?

 

Isso faz com que os brasileiros, ao ouvirem que “precisam ir em busca do equilíbrio financeiro”, se perguntem:

Como fazer isso se não me sobra nada?

Apesar de reconhecermos a dificuldade, é importante dar o pontapé inicial, ou começar de alguma forma, mesmo que seja com bem pouquinho. 

Está chegando o momento do recebimento do décimo terceiro, por exemplo, que pode ser uma oportunidade de abrir uma conta de poupança, ou aplicar num banco que ofereça fundos de renda fixa com tarifas bem baixas.

O acesso à educação financeira é um direito de todos, independente da situação econômica de cada um que, inclusive, pode variar ao longo dos anos por diversos motivos.

Por isso, educar-se desde cedo nos faz ter condições de tomar as melhores decisões, sempre amparados em boa informação.  

 

Tomando melhores decisões no assunto finanças

 

Colocando em prática, a melhor maneira de administrar as finanças pessoais é criar algum tipo de controle de orçamento.

Seja ele um caderno de anotações, em que você lista em duas colunas seus ganhos e seus gastos e controla o que sobrou para conseguir investir, ou em uma planilha eletrônica. 

E, caso perceba que no fim das anotações, não sobre nenhuma parte da renda, o ideal é fazer uma análise nos gastos e ver se existe alguma oportunidade para cortar algo e reservar aquele valor para investir.

E quando falamos em maneiras para começar a se equilibrar financeiramente, o investimento pode contribuir para este equilíbrio.

Muito se fala do baixo retorno da caderneta de poupança, porém, acredito que para aqueles que estão iniciando agora, ela serve de aprendizado. 

E, após isso, investimentos em fundos de renda fixa com taxas de administração muito baixas são o próximo passo ideal.  

 

Por quê buscar a liberdade financeira?

 

A liberdade financeira deve servir a um propósito maior, a um objetivo maior.

Não vejo que a busca de ter mais dinheiro por desejo de somente acumular mais faça sentido.

Dar mais conforto para a família, pagar uma faculdade para os filhos, fazer uma viagem, ter uma aposentadoria decente são, sim, motivos que vão dar razão suficiente para você ter a disciplina e a vontade de aprender, que é a fonte de energia para uma vida financeira mais equilibrada e feliz.

A verdade é que a liberdade financeira é a chave para as outras liberdades da vida.

546 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *