A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

A fábula da cigarra e da formiga em 2022

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: Volkanakmese / shutterstock
Resumo: em algum momento, todos nós já tivemos contato com esta simples mas poderosa estória contada para crianças, e que ilustra algo que muitos adultos ainda não dão o devido valor: montar uma reserva para tempos mais duros e difíceis.
 
 

A fábula da cigarra e da formiga em 2022

 
Essa estória maravilhosa, criada pelo poeta Esopo há mais de 2.000 anos, conta que a formiguinha, que tinha passado o verão inteiro trabalhando, finalmente conseguiu juntar comida na sua casa para quando o inverno chegasse.
 
A cigarra, ao contrário disso, passou o verão inteiro cantando. Assim, quando chegou o inverno, a cigarra pediu ajuda para a formiguinha, porque não tinha guardado comida e nem tinha para onde ir no inverno.
 
Então, a formiguinha disse para a cigarra: “já que você cantou durante o verão e ficou em má situação por conta disso, que agora você dance!”.
 
Existe uma versão com final diferente, de autoria de Monteiro Lobato, onde a formiguinha acolhe a cigarra, como recompensa pela alegria criada por ela durante o verão extenuante que as formiguinhas tiveram. Versão mais light.
 
 

O que esta fábula tem a ver com a educação financeira?

 
Para nossas conversas de educação financeira, vale a primeira versão, como um alerta para todas as pessoas que não se preocupam em preparar seu fundo de emergências e suas economias.
 
Fundo de emergência é aquela reserva financeira, que você acumula/guarda/investe em opções conservadoras de investimento (com baixíssimos riscos – de preferência o menor risco de todos) e de fácil liquidez.
 
Esse fundo tem o objetivo de te ajudar num momento difícil. Quando algo grave ou acontece e você precisa de grana rápido, por exemplo.
 
Quando você não estiver usando esse fundo (esperamos que você nunca precise dele), ele será seu travesseiro macio para você dormir com tranquilidade… ou aquele colchão novinho em folha, sabe?
 
Em geral, um bom fundo de emergência tem o valor para cobrir de 6 a 12 vezes suas despesas mensais essenciais (veja mais sobre esse assunto aqui).
 
Quanto maior o seu fundo de emergência, maior será a sua tranquilidade.
 
Na fábula de Esopo, a formiguinha é nossa grande mestre. Ela representa muito do que estamos tentando explicar aqui em ahoradodinheiro.
 
A formiguinha nos ensina a termos precaução, e a Garota Destemida nos ensina a não termos medo de enfrentar os desafios de um mundo que não inclui a todos e tenta o tempo todo ser posse de apenas um grupo de pessoas.
 
Se depender de nós, não será!
 
O Mundo financeiro é de todos, e temos que arregaçar as mangas e construí-lo todos os dias.
 
Vamos te ajudar nessa.
1.037 Visualizações
0Comentários