A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

A valorização do preço das ações depende do desempenho da empresa

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

katjen – shutterstock

 

Resumo – Quais são os fatores que influenciam a variação do preço das ações? Será que investir na bolsa é como fazer uma aposta? Veja as nossas considerações sobre essas perguntas e saiba mais sobre conceitos importantes que farão a diferença em sua jornada de investimentos.

 

Investir é igual fazer uma aposta?

 

Uma empresa é criada como uma aposta de uma pessoa ou grupo de pessoas em elaborar ou oferecer um produto (ou um serviço) para determinados clientes e, com o sucesso desse negócio, obter lucro. 

Veja que vários empreendedores (com projetos de diversos tamanhos) podem discordar desse conceito em um aspecto ou outro, mas deverão concordar com a ideia final dele. 

Muitos vão achar que a palavra “aposta” está mal colocada,  dizendo que eles – quando criaram suas empresas – não estavam “apostando”, mas que tinham certeza de que iria dar certo e tal. 

Mesmo que, na maioria das vezes, o empresário tenha uma “certeza” de que o plano vai dar certo, no fim do dia, será sempre uma aposta. Ou seja, tem chance de dar errado. 

Aliás, não à toa, metade dos negócios que são criados já desaparecem após 5 anos, ou seja, dão errado.

No resto dessa definição, acho que você vai concordar com ela.

 

O que move o preço das ações?

 

Então, voltemos ao título do post – A valorização do preço das ações depende do desempenho da empresa

Parece que isso é óbvio não? É óbvio sim, mas muita gente acha que não.  

 

Lucros recorrentes

 

Veja que uma empresa se valoriza e tem lucro se o negócio vai bem, vende mais, cria bons produtos, abre filiais em bons lugares. 

Mas tem gente que acha que não, que a valorização do preço da ação das empresas depende mais da opinião das pessoas sobre a ação. Principalmente a opinião dos agentes do mercado… os famosos participantes do mercado. 

 

A opinião dos agentes do mercado influencia ?

 

A lógica por trás deste último raciocínio é a seguinte: se os analistas estão acreditando naquela ação e fazendo relatórios elogiosos ao negócio, ao produto, ao serviço, é porque o negócio é bom mesmo e vai se valorizar ao longo do tempo. 

Então, os investidores acreditam na recomendação e compram ações dessa empresa. Porém, veja que, neste caso, a compra das ações está baseada em uma previsão, em uma suposição e expectativa de que o desenvolvimento dos negócios acontecerá conforme a análise está prevendo.

Vale destacar os seguintes pontos: essas análises têm uma série de “premissas” embutidas nelas, ou seja, dados que os analistas estão assumindo que acontecerão. Por exemplo: sabemos que a taxa de juros cobradas nos empréstimos que são feitos a uma empresa variam, e quanto maior a taxa de juros cobrada, pior para a empresa, claro. 

Essas análises embutem um valor para a taxa de juros que a empresa estará pagando nos seus empréstimos lá na frente (são previsões colocadas em planilhas, às vezes para 10 anos). 

Concorda que é muito difícil acertar nessas taxas? Esse negócio varia muito. Outro dado que é colocado nessas projeções é o percentual de crescimento dos negócios. Na maioria das vezes, é um chute com otimismo

Não devemos levar muito a fogo essas definições. É o tal do valuation da empresa. Não coloque certeza nessas previsões. Servem de direcionamento (se forem feitas por analistas e empresas sérias), mas não devem ser tomadas como o Santo Graal da ajuda para investir em ações de empresas.

O que vale, mesmo, são empresas de boa reputação, que estão em mercados que estão indo bem, com produtos ou serviços de qualidade, que são bem aceitos pelos clientes e são gerenciados por um time executivo decente e qualificado.

Cada um desses pontos deriva para uma discussão longa e vamos ajudar você em outros textos por aqui.

 

O que analisar em uma empresa?

 

Então voltamos mais uma vez ao título – A valorização do preço das ações depende do desempenho da empresa

E o desempenho das empresas é mais facilmente analisado ao longo do tempo. 

Você precisa ter paciência para que a boa empresa que você escolheu tenha tempo suficiente para desempenhar bem, com base em diversos fatores, como:

  • Reputação, 
  • Mercados que estão indo bem, 
  • Produtos e Serviços de qualidade que sejam bem avaliados pelos clientes, 
  • Times de Qualidade 

Como dizem, o preço/valor das ações segue o lucro das empresas. Naturalmente, se a sua escolha for acertada, o valor das ações vai subir. 

Na maioria das vezes e situações, isso leva tempo.  

Como todas as boas coisas na vida, para se desenvolverem, leva tempo. 

Se você está se protegendo na sombra de uma bela árvore, é porque alguém, anos atrás, plantou essa árvore.

 

Aspectos psicológicos e comportamentais

 

Esquece a história de saber a hora certa de comprar ações de boas empresas. O pessoal chama de timing…. não é possível saber quando a ação da empresa está no ponto mais baixo para começar a comprar. 

Se você tentar correr o risco de acertar o momento exato de compra, pode perder a chance de comprar a preços razoáveis e ver a valorização acontecer… e não surfar a onda. 

Vá comprando aos poucos (e periodicamente) a ação das empresas que você escolher. 

Depois, sente e aguarde a mágica da valorização acontecer. Leva tempo, mas acontece

 

Veja também:

A diferença entre preço e valor

Se você quer ganhar dinheiro, não aplique na bolsa

 

443 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *