Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Como participar de uma economia circular? Veja formas de ganhar dinheiro e ajudar o planeta com esta prática

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: Dreamstime - Malpetr

Resumo – Entenda o que significa o conceito de economia circular, seus impactos positivos ao planeta e ao nosso bolso.



Uma nova proposta

 

O jeito como fabricamos os mais diversos produtos segue um modelo linear. Exploramos os recursos naturais, transformamos estes materiais nas indústrias e, cedo ou tarde, tratamos a grande maioria desses dispositivos como lixo.

Um novo modelo de produção vem ganhando apelo nos últimos anos e tem como objetivo, justamente, diminuir a produção de lixo e de resíduos: trata-se da economia circular.

Como o próprio nome indica, esse conceito propõe o aumento da vida útil dos materiais, permitindo que eles circulem por mais tempo na sociedade. Além de diminuir a produção de resíduos, isso também permite a regeneração da natureza.

Quer saber mais sobre esse conceito e como aplicá-lo em seu dia-a-dia? Veja a seguir. 

 

Objetivos da economia circular

 

O objetivo de uma economia circular é acabar com o desperdício de materiais, uma vez que cada fluxo de resíduos pode ser reutilizado para a confecção de um novo produto.

Além disso, a proposta favorece a criação de novos empregos, com alta qualificação, visto que a necessidade de separação e tratamento de substâncias tóxicas será uma demanda cada vez mais em alta  na sociedade.

Como consequência, espera-se que as técnicas empregadas nestes processos possibilitem que os novos produtos delas surgidos mantenham alta qualidade, para que, assim, possam ser reaproveitados em maior escala pelas demais atividades da economia.

Acompanhe nosso canal no youtube

Os 3 verbos inspiradores

 

Por ser uma área relativamente nova de trabalho e pesquisa, ainda não existe consenso a respeito de uma definição única do que é uma economia circular.

Geralmente, a literatura especializada indica que esta área concentra seus esforços no uso de recursos, com a conhecida abordagem 3-R:

    • Reduzir (o uso de matérias-primas)
    • Reutilizar (da melhor forma produtos e componentes)
    • Reciclar (reaproveitar matérias-primas)

 

Criando uma nova cultura

 

No Brasil, 76,5% das grandes empresas já aplicam estes conceitos em suas linhas de produção, com o uso de insumos circulares (37,1%), a recuperação de recursos (24,1%) e a extensão da vida do produto (22,9%).

Essas ações, além de gerarem benefícios econômicos, incentivam mais pessoas (e pequenas empresas) a adotarem práticas em consonância com o proposto pelo conceito de economia circular

Nesse sentido, não podemos deixar de mencionar os aplicativos de anúncios de itens de segunda mão, como a OLX, Mercado Livre, Enjoei, Mobly, Repassa, Ficou pequeno, Peguei bode, Estante Virtual, entre outros, onde pessoas podem vender itens usados, mas que ainda estejam em boa qualidade, para outras pessoas.

Esta prática possibilita o surgimento de uma renda extra eventual para quem vende, possibilita economia de custos para quem compra, e toda a sociedade ganha (ver: externalidade) com a diminuição de resíduos incorretamente descartados na natureza.

Esquema de funcionamento de uma economia circular. Fonte: Parlamento europeu

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

667 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *