A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Como surgiu o Dia das Crianças? E o que ele tem a ver com o Bebê Johnson?

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Patrícia Prudente / unsplash

 

Resumo Todos sabemos que o dia das crianças é comemorado, no Brasil, no dia 12 de outubro. Mas você sabe como esta data foi criada? As circunstâncias que envolvem sua origem merecem ser lembradas, pelo bem da curiosidade. Além disso, você poderá descobrir que outros países comemoram o dia das crianças em outras datas.

 

Origem histórica da data

 

Você se lembra da primeira vez que comemorou o Dia das Crianças? Sabe quando ele foi criado no Brasil? Será que outros países no mundo também celebram a data no 12 de outubro?

A origem histórica desta data comemorativa está relacionada ao 3º Congresso Sul-Americano da Criança, evento que reuniu estudiosos e políticos do continente para discutirem sobre temas como educação, desenvolvimento infantil e combate à desnutrição, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1923.

Um ano depois, com a boa aceitação do evento pela população brasileira, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs uma lei instituindo o 12 de outubro como data oficial para a comemoração do dia das crianças no Brasil.

Assim, em 1924, Arthur Bernardes (então presidente da República) aprovou a criação da “Festa da Criança” em todo o território nacional. Mas assim como acontece com inúmeras datas comemorativas criadas por nossos deputados, o 12 de outubro passou quase quatro décadas despercebido. Sem grandes comoções por grande parte da população em geral.

 

A semana do bebê robusto

 

Apenas em 1955, a data passou a ter maior envolvimento do público. Assim, duas grandes empresas, a Johnson & Johnson (do setor de produtos de saúde, higiene e bem-estar) e a Estrela (fabricante de brinquedos) lançavam em conjunto uma campanha de marketing com o nome de “semana do bebê robusto”.

Bebê johnson

Esta ação foi muito bem sucedida em sua proposta, pois convidava seus clientes a enviarem fotos de seus filhos (com idades de 6 meses até 2 anos). Assim, os pais do “Bebê Johnson do ano” recebiam um prêmio, enquanto suas crianças passavam a estampar capas de jornais e revistas por todo o país com seu charme. Deste modo, as campanhas dos anos seguintes concentraram esforços em uma única data, recuperando o decreto de 1924 e consolidando a semana da criança.

 

Quando é o dia das crianças em outros países?

 

Entretanto, o dia das crianças não é uma data universal. Em países da América Latina, o 12 de outubro relembra a luta dos povos originários e a colonização no continente. Nos Estados Unidos, o dia das crianças é comemorado no primeiro domingo de junho, e muitos países acabaram seguindo este costume.

Por fim, outras nações acompanham o “Dia Universal das Crianças”, criado pela ONU em 1959 e celebrado no dia 20 de novembro, para marcar a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Qualquer que seja o dia que você escolha para comemorar a vida de suas crianças, o importante é que sempre haja amor, respeito e um ambiente que permita seu pleno desenvolvimento, seja ele físico, intelectual e emocional.

Falando nisso, temos aqui algumas ideias para você presentear as crianças neste dia sem gastar muito e passando um tempo de qualidade com elas.

 

 

Fontes

 

 

611 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *