Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Conhecimento financeiro é essencial para o seu dinheiro (seja você um ganhador do BBB ou uma pessoa comum)

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Dreamstime - Yuri Arcurs

Resumo – Qual a melhor maneira de administrar o prêmio do Big Brother Brasil?

 

A 24ª edição do Big Brother Brasil chegou ao fim com a vitória de Davi, o novo milionário do país. Aos 21 anos, ele levou a bolada de quase 3 milhões de reais ao conquistar o primeiro lugar. No entanto, administrar muito dinheiro exige um planejamento bem cuidadoso e a consideração de vários fatores.

Por isso, Davi – assim como outras pessoas que passam a ter altas quantias -, precisará de um auxílio financeiro especializado para cuidar do prêmio.

 

A primeira regra nos investimentos

 

Antes de qualquer ação precipitada, recomendo seguir um mantra antigo do célebre Warren Buffett: ‘A primeira regra é não perder dinheiro, e a segunda regra é: nunca esqueça a primeira regra’.

O que isso quer dizer? Você precisa ter consciência de que não entende do assunto e buscar proteger o seu dinheiro de sua ignorância – ignorância no sentido de ignorar, não saber os conceitos.

Por essa razão, ter uma base de conhecimento financeiro é fundamental por várias razões. Primeiramente, permite que uma pessoa faça escolhas baseadas em análises de qualidade sobre como ganhar, gastar, poupar e investir seu dinheiro.

Isso pode ajudar a garantir a segurança financeira a longo prazo, evitar dívidas desnecessárias e alcançar objetivos financeiros, como a compra de uma casa ou aposentadoria confortável. Além disso, a educação financeira pode contribuir para a proteção contra fraudes e eventuais golpes.

 

Por onde começar esta jornada?

 

Para adquirir essa noção, o ideal é começar com o básico, como aprender a criar e seguir um orçamento, entender como o crédito funciona e como evitar dívidas, além de conhecer os fundamentos do investimento.

Isso pode ser feito através de livros, cursos online (muitos dos quais são gratuitos), podcasts sobre finanças, e até mesmo por meio de consultas com um planejador financeiro.

A prática contínua e a busca ativa por conhecimento também são essenciais para se manter atualizado, dado que o mundo financeiro está sempre evoluindo.

 

Quando buscar ajuda para cuidar do seu dinheiro?

 

Outra coisa é procurar ajuda de pessoas de confiança, que possam ajudar nas melhores recomendações.

Profissionais sérios, certificados e com compromisso com você! Assim, você vai aprendendo aos poucos, junto com a pessoa que contratou.

É essencial saber o básico para evitar ser enganado, explorado e perder dinheiro em produtos/investimentos ruins.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com um ganhador de reality show, que passa a ser conhecido pelo Brasil inteiro, e pode acabar se deslumbrando.

Acompanhe nosso canal no youtube

Veja também:

Se você ganhasse o BBB, o que faria com o prêmio?

 

Ganhadores que perderam tudo

 

Alguns campeões do BBB, como Rodrigo “Cowboy” (2002),  Dhomini (2003) e Max (2009), revelaram que perderam todo o prêmio recebido e para isso ter acontecido, é provável que tenham enfrentado diversos desafios.

A falta de conhecimento financeiro pode realmente ter sido um fator significativo para essa situação, levando a investimentos inadequados, gastos excessivos sem planejamento para o futuro, e falta de atenção à gestão de riscos. 

Outro aspecto pode ter sido o não pagamento de impostos ou a falta de compreensão da importância de diversificação de investimentos. Além do prêmio ser menor naquela época, a dificuldade de acesso à informação financeira nas primeiras edições do BBB também pode ter contribuído para as perdas.

Com a expansão do acesso à internet e maior disponibilidade de recursos educacionais online, é muito mais fácil aprender sobre finanças e investimentos.

 

Ganhadores que multiplicaram o prêmio

 

Em contrapartida, existem campeões que conseguiram manter e até aumentar o valor do prêmio que receberam.

Estes provavelmente seguiram práticas financeiras saudáveis, como buscar orientação financeira profissional, feito investimentos prudentes e certeiros, e mantido um estilo de vida que não excedeu os rendimentos de seus investimentos. 

 

Estratégias de sucesso

 

Os recursos devem servir como patrimônio a ser guardado para o futuro. Não recomendo deixar sua profissão, suas atividades e viver de renda. Isso é difícil e não vai causar felicidade a uma pessoa, ainda mais se for jovem.

Além disso, acredito que esses vencedores podem ter utilizado as vitórias como uma plataforma para outras oportunidades de ganhos, como propagandas, palestras e participações em eventos, diversificando suas fontes de renda.

A prova disso é que atualmente, existem participantes que mesmo não ganhando, fazem bastante dinheiro depois da saída do BBB. A ascensão de participantes de reality shows a celebridades, sem vencer o programa, é impulsionada pela revolução digital e mídias sociais.

Essas plataformas permitem que indivíduos consigam construir marcas pessoais e engajem diretamente com seguidores, oferecendo oportunidades de monetização diversas. 

 

Mudanças na mídia

 

A mudança na mídia para conteúdos nichados facilita essa capitalização. Anteriormente, a fama era controlada pelos grandes meios de comunicação, mas agora, a entrada no espaço público é mais acessível.

A valorização da autenticidade pelo público e a intimidade nas redes sociais ajudam ex-participantes a manterem relevância, apesar dos desafios de constante produção de conteúdo e a intensa competição na mídia social.

 

Comece agora sua jornada!

 

O fato é que a chave para o sucesso financeiro, seja para ganhadores e participantes do BBB ou qualquer pessoa, reside na educação financeira contínua, no planejamento cuidadoso e na tomada de decisões bem fundamentada.

Não adianta ganhar muito dinheiro e não saber administrá-lo, para que dure e se multiplique. A capacidade de adaptar-se às mudanças nas condições econômicas e nos objetivos pessoais também é fundamental!

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

56 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *