A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

E por que as pessoas caem em golpes?

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

oguzhan akdoga / unsplash

 

Resumo – Se você pudesse explicar em simples uma ideia o porquê de as pessoas cairem em golpes financeiros, qual seria sua hipótese? Listamos aqui alguns dos principais motivos que acabam levando tanta gente a perder dinheiro e dicas para não deixar isso acontecer novamente.

 

Aquela ligação suspeita

 

Esta semana, eu estava aqui em casa e recebi uma ligação de uma pessoa que falava assim: “Oi, primo! E aí? Quanto tempo que a gente não se vê!”. Eu não sabia quem era a pessoa, não reconhecia sua voz, mas ele insistiu: “Ah, você não lembra de mim? Como assim você não lembra?”. Na hora, eu percebi que era golpe, falei pro cara: “Meu amigo, vai ligar pra outra pessoa”. E desliguei o telefone.

Depois, fiquei pensando que esses caras devem fazer isso várias vezes e, se eles o fazem, deve ser porque muita gente se deixa levar, cai no golpe e perde dinheiro. E me lembrei de um áudio que recebi dia desses num grupo de WhatsApp, de uma pessoa que ficou batendo papo com o cara do golpe, perguntando “Mas você acha que ganha dinheiro com isso?” e o cara falou “Eu ganho 2, 3 mil reais por dia nesse negócio”.

Quer dizer, é incrível, né? Como é que pode as pessoas caírem nessa história? Porque o cara, nesse caso, liga e fala que é um parente distante que está passando por dificuldade, aí pede uma grana para fazer um depósito, conta uma história muito maluca e muita gente acredita nisso. Têm também as ligações telefônicas de presídios, dizendo para as pessoas que estão com algum parente sequestrado, e por aí vão as pirâmides financeiras que enganam pessoas há muitos anos. Todo mundo conhece esses esquemas, já ouviu falar dessas histórias, mas o que me deixa curioso é o seguinte: por que as pessoas continuam acreditando? Por que ainda tem tanta gente que vive de explorar isso, de enganar e roubar as outras?

 

Buscando explicações para esse comportamento

 

Eu acho que é porque existe uma tentativa em ganhar dinheiro mais fácil, de ter alguma vantagem, de se beneficiar de algo que não é o correto; é um pouco de ganância, um pouco de ambição, um pouco de querer coisas mais fáceis. Mas não existe meio de ganhar dinheiro fácil e quem fala isso está enganando os outros.

Isso quando o golpe vem de pessoas desconhecidas, mas tem também aqueles de pessoas que você conhece, mas não muito bem, que oferecem uma “oportunidade” incrível. No final você acaba aceitando na esperança de conseguir um dinheirinho que vai fazer uma boa diferença na sua renda, mesmo sem entender direito do que se trata. Isso chama viés de confirmação, que é uma tendência psicológica comum que temos de interpretar, lembrar ou até pesquisar informações que confirmem nossas crenças, desejos e hipóteses, ou seja, o famoso “ouvir o que quer”. Isso é um problema, porque acabamos acreditando, quando devíamos desconfiar.

Então, duvide toda vez que alguém falar “Pô, tem um negócio que a gente se junta, e tem uma fórmula mágica que todo mundo ganha”. É golpe! Essas pessoas que vendem riqueza para outros, na verdade, estão preocupadas em tomar a riqueza dos outros. O estelionato só acontece porque, do outro lado, tem uma pessoa que tem condição de ser roubada. E qual é a condição de ser roubado? É baixar a guarda e ficar ansioso para ganhar dinheiro fácil.

 

Clint Patterson – unsplash

 

O que fazer para não cair em golpes?

 

Não existe almoço grátis”, esse é um dos melhores ditados que existem e, se você vai ganhar algo fácil, saiba que o risco das coisas fáceis é muito alto. A primeira coisa que uma pessoa tem que se preocupar quando olha para suas finanças é: como eu não perco dinheiro? Uma boa forma de não perder dinheiro é não entrar em golpe, olhar essas promessas muito fáceis e desconfiar.

Tem muita gente que continua explorando as pessoas e permitindo que elas sejam exploradas por conta dessa lógica do dinheiro fácil: as pessoas têm que se dar conta de que quem está do lado de fora da sua casa não está interessado na sua felicidade financeira; está interessado apenas na felicidade financeira deles mesmos.

Para você ter uma tranquilidade financeira, para atingir um padrão que você queira, precisa de um processo longo, que demanda tempo, você precisa aprender sobre investimentos, ou achar um bom consultor/conselheiro que te ajude a entender os melhores investimentos; demanda você fazer aportes, saber guardar aquela parcela do seu salário todos os meses durante bastante tempo. O que faz as pessoas ganharem dinheiro, na verdade, é o tempo e o dinheiro lá, sendo depositado, esperando e que vai acumulando os juros.

Não tem ganho do dia para a noite, o segredo está em ser paciente e trabalhar nos seus conhecimentos. Então, vamos lá: não existe almoço grátis, fique de olho para não ser vítima; quando a pessoa fica ansiosa e cresce o olho para os ganhos, vai ser presa fácil de pilantra, vai ser presa fácil de estelionatários. Não existe dinheiro fácil, só existe estudo, dedicação, estudar mais, se informar, buscar a melhor opção para você mesmo, ou ter ajuda de quem você de quem você confia muito e é especialista no assunto, e que seja honesto. Então, se a gente não consegue acabar com os pilantras e falsários, se proteja, guarde, sempre esteja preparado e não seja ganancioso, vamos ganhar aos pouquinhos no longo prazo.

 

Veja também: deixe de ser uma presa fácil

 

473 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *