A hora do dinheiro logo
2 min para ler

Adoção de animais em Joinville – SC

 

O que é?

Adoção de animal doméstico sem tutor, ou seja, animal que não tem “dono” e que foi recolhido das ruas pelo Município de Joinville (SC), em função de ferimento ou doença, para tratamento médico-veterinário.

A adoção é a aceitação voluntária e legal, por cidadão que se compromete a manter o animal em condições de bem-estar durante sua vida.

Entende-se como bem-estar animal a possibilidade de proporcionar ao animal ambiente seguro, limpo, com água e comida, livre para expressar seu comportamento natural e atendimento médico-veterinário sempre que necessário.

 

Quem tem direito?

Qualquer cidadão ou cidadã de Joinville, acima de 18 anos.

 

Processo

Por formulário: Acessar link do canal eletrônico. Acessar, preencher e enviar formulário. Aguardar contato do CBEA. A prioridade será por ordem de inscrição e resposta.

Presencialmente: Reunir as seguintes informações: documento de identificação com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Comprovante de residência atualizado. Com informações reunidas conforme item 1, dirigir-se ao canal presencial informado.

Ao ser atendido, apresentar informações. Preencher e assinar Termo de Tutela Responsável. Retirar o animal e transportá-lo até a residência.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

O animal é liberado no mesmo dia, caso esteja vacinado, castrado e identificado com microchip e em alta de tratamento médico-veterinário.

Mais informações

  • Unidade responsável: Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal – SAMA.UBE
  • Localização: Estrada Blumenau, km 11, s/nº – Vila Nova – 89237-820, Joinville – SC
  • Horário ao público: segunda a sexta, 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos
  • Canais para comunicação: (47) 3433-6157 | Plantão: (47) 98813-8662 e (47) 98808-8357, segunda a sexta, 19h às 7h; sábado, domingo, feriados e pontos facultativos, 24 horas

 

Documentos necessários

  • Documento de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência atualizado.
  • Formulário preenchido

 

Fontes

Adotar animal doméstico – prefeitura de Joinville
Unidade de Bem-estar e proteção animal de Joinville
Formulário online
Feira virtual “Adote um amigo”