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Concessão da Carteira do Idoso em Goiânia – GO

 

O que é?

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso.

Além do Número de Identificação Social – NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto.

 

Quem tem direito?

Pessoas com mais de 60 anos com comprovação de renda até 2 salários mínimos.

 

Processo

Principais Etapas do Serviço:

Para emitir a carteira, você deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município.

Inscrever-se no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal, caso ainda não esteja inscrito.

Ao inscrever-se no Cadastro Único, você receberá o Número de Identificação Social (NIS).

Com esse número, o CRAS poderá solicitar a Carteira no sistema.

Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e solicitar a carteirinha a partir dele, também no sistema.

A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único.

Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida, o setor poderá fornecer uma Declaração Provisória com prazo de validade.

Secretária Municipal de Assistência Social – SEMAS

  • Responsável: Mizair Jefferson da Silva ( Secretário )
  • Endereço: Rua 25A – s/n – Setor: Aeroporto
  • Goiânia – Goiás
  • CEP: 74070-150
  • Telefone: 62- 3524.2635

 

Documentos necessários

Para ser gerada a Carteira de Idoso, é necessário que o requerente esteja cadastrado antes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os atendentes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo irão gerar a carteira a partir do NIS do requerente (caso o idoso não seja ainda inscrito no Cadastro Único, os atendentes do CRAS o cadastrarão na ocasião).

 

Fonte

Prefeitura de Goiânia – GO