< 1 min para ler

Gratuidade Cartão RioCard Sênior

 

Quem tem direito?

O cartão Sênior é aceito em todos os municípios com bilhetagem Riocard Mais, em ônibus convencionais e no VLT*, se o usuário possuir pelo menos 65 anos completos. Pessoas com 65 anos ou mais não podem se cadastrar e/ou permanecer cadastradas para usufruir do Bilhete Único Intermunicipal, de acordo com o decreto 45.746.

* No VLT, o usuário tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

Macaé, Campos e Nova Friburgo possuem leis orgânicas para concessão do benefício a pessoas com 60 a 64 anos. Neste caso o cartão só pode ser utilizado no município onde o benefício foi concedido, até que o usuário complete 65 anos.

 

Processo

Para agendar o atendimento do Cartão Sênior é necessário ter um cadastro.

Preencha os campos nesta página para verificarmos se você já possui um cadastro, ou entre em contato com Riocard Mais Atende através do telefone (21) 2127-4000.

Caso ele não seja localizado, será necessário criá-lo

 

Documentos necessários

Após o agendamento, comparecer na loja indicada portando os seguintes documentos originais:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone fixo), dos últimos 90 dias, em nome do próprio. Caso esteja em nome do cônjuge, trazer certidão de casamento; em nome do(a) filho(a), trazer identidade comprovando o vínculo; em nome de terceiros, declaração registrada em cartório; ou ainda, contracheque da prefeitura ou extrato do INSS em nome do próprio.
  • Caso não possua comprovante de residência, apresentar na loja declaração da Associação de moradores com reconhecimento de firma em cartório.
  • Importante: A declaração deve ser original e tem validade de 30 dias a contar da data de sua emissão.

 

Fonte

Gratuidade Sênior Cartão RioCard