A hora do dinheiro logo
2 min para ler

Gratuidade no Transporte Público Coletivo para idosos acima de 60 anos (Passe Idoso) em Bauru – SP

 

O que é?

Isenção tarifária no transporte público coletivo de Bauru aos idosos de 60 a 64 anos e onze meses, com renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos e que não sejam beneficiários de outras categorias de gratuidade ou desconto no Sistema de Transporte Coletivo Municipal.

O cartão eletrônico do Passe Cidadão permite aos usuários embarcar pela porta dianteira e desembarcar pelas portas intermediária ou traseira dos ônibus, deixando de se contrapor fluxo dos demais passageiros.

Passando pela catraca, os usuários podem também escolher onde se acomodar nos ônibus, não ficando limitados aos assentos preferenciais na parte da frente dos veículos.

 

Quem tem direito?

Têm direito à gratuidade idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiências, usuários do cartão Passe Cidadão. Também têm direito pessoas que tenham de 60 a 64 anos, beneficiadas com o Passe Idoso.

 

Processo

O cadastramento é feito na Loja da Transurb, à Rua Ezequiel Ramos, 6-77, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h.

Cartão Idoso – 60 a 64 anos: Usuários com idade entre 60 e 64 anos também têm gratuidade, com utilização do Cartão Idoso, que deve ser solicitado na Secretaria Municipal do Bem Estar Social – responsável pelo cadastramento enviado à Loja da Transurb, onde o titular comparece posteriormente para confecção do cartão personalizado com foto. Os beneficiados dessa faixa etária têm a liberação da catraca nos ônibus exclusivamente com a apresentação do respectivo cartão. Conforme o Decreto 13.449, de 29 de junho de 2017, o cartão terá carga automática mensal, não cumulativa, de 30 (trinta) acessos. O benefício terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado.

Os idosos com idade a partir de 65 anos devem comparecer levando documento de identidade. O cartão personalizado, com foto batida na hora, é confeccionado sem custo. Enquanto não tem o cartão, o idoso continua tendo direito à gratuidade, mediante apresentação de documento comprobatório de idade ao motorista.

 

Documentos necessários

Os solicitantes devem apresentar:

  • RG,
  • CPF
  • Comprovante de residência.
  • A foto para o cartão personalizado é feita na hora, sendo liberado o cartão que tem a primeira via gratuita.

 

Fontes

Prefeitura Municipal de Bauru – SP
Transbauru – PasseCidadão
Transbauru – Cartões – Modalidades