O que é?
O Programa Passe Livre Estudantil e o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil beneficiam os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino com renda não superior a um *salário minimo e meio per capita que necessitam se deslocar através do transporte intermunicipal entre sua residencia e estabelecimento de ensino.
*salário minimo: Considera o menor piso do salário minimo regional, neste caso a renda per capita da família não pode ultrapassar R$1.890,00.
O Programa Passe Livre Estudantil tem duas Modalidades:
- Regiões de Aglomerados Urbanos e
- Interior do Estado.
Nas regiões de Aglomerados Urbanos o deslocamento do estudante e 100% pago pelo programa, já nas demais cidades do interior do Estado que não estão nos Aglomerados Urbanos é repassado um valor a cada estudante de forma de subsidio em torno de 30% do valor gasto no Transporte.
Outra diferença entre as duas modalidades e que nas Regiões de Aglomerados Urbanos é VETADO ao estudante utilizar o transporte de FRETAMENTO no seu deslocamento, beneficio válido somente para linhas intermunicipais comum fiscalizadas pela Metroplan (ônibus comum, trensurb e catamarã entre São José do Norte e Rio grande ).
Quem tem direito?
- Estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional (faixa 01),
- Que residam em uma cidade mas estudem em outra e
- Comprovem frequência nas instituições de ensino.
Processo
É necessário se cadastrar nas entidades estudantis, Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS), União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e União Estadual dos Estudantes (UEE).
Documentos necessários
- Fica dispensada a apresentação dos comprovantes de renda do grupo familiar aos estudantes que comprovarem ser beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI, na modalidade integral e do Programa de Assistência Estudantil – Universidade Federal.
- Uma foto 3×4
- Carteira de identificação estudantil;
- Formulário cadastral, declaração de grupo familiar;
- Registro de matricula em instituição regular de ensino localizado em um dos Municípios abrangidos pelo beneficio e diverso do Município de residência do (a) beneficiário (a);
- Comprovação dos dias de aula do (a) aluno (a) beneficiado (a), bem como previsão do recesso letivo, expedido pela instituição de ensino;
- Cópia de documento de identificação oficial do (a) estudante;
- Comprovante de renda do (a) beneficiário (a) e de todos os integrantes do grupo familiar;
- Cópia do comprovante de residência do (a) estudante em Município localizado na área deabrangência do benefício;
- Comprovante de frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do período letivo anterior, dispensado em caso de estudantes matriculados (as) no primeiro semestre ou
primeiro ano letivo.
Fonte
Metroplan
Passelivre RS
Compartilhe este conteúdo com mais pessoas:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)