< 1 min para ler

Prioridade na Restituição do Imposto de Renda para PcD e Portadores de Doenças Graves

O que é?

Prioridade concedida, com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, para pessoas com deficiência e pessoas portadoras de doenças graves, quando forem parte interessada, em todos os atos e diligências de procedimentos judiciais.

Quem tem direito?

  • Contribuintes portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais.
  • Quem tem pessoa com deficiência como dependente

Com relação a este segundo tópico, o Estatuto da Pessoa com Deficiência tem a seguinte redação:

[…] a pessoa com deficiência, ou o contribuinte que tenha dependente nessa condição, tem preferência na restituição referida […]”.

Isso significa que o contribuinte responsável por pessoa com deficiência física ou mental tem direito à preferencia na apreciação da restituição.

Na prática, isso quer dizer que a restituição será paga no primeiro lote, sem prejuízo de posterior fiscalização por parte da Receita Federal.

Processo

  • Os contribuintes (ou responsáveis por) portadores de deficiência física ou mental ou de
    moléstia grave devem assinalar o campo próprio na DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física), indicando esta condição para que possam usufruir do benefício de prioridade.
  • No programa de ajuste anual da Receita Federal, basta marcar o campo “Um dos Declarantes é Pessoa com Doença Grave ou Portadora de Deficiência Física ou Mental”.

Documentos necessários

Não existe a obrigatoriedade de provar a sua condição.

Contudo a Receita Federal faz o cruzamento de dados para identificar casos de pessoas que poderão ser beneficiadas ilegalmente.

Por este motivo, tenha sempre por perto os documentos médicos que comprovem a condição de saúde.

Fontes

senado.leg.br
imposto de Renda e Restituição
gov.br/receitafederal