2 min para ler

Programa Cegonha Carioca no Rio de Janeiro – RJ

Dreamstime - Minggir suyitno

O que é?

 

O Programa Cegonha Carioca tem o objetivo de garantir uma assistência humanizada, com melhor cuidado para a mãe e o bebê, desde o pré-natal até o parto.

 

Quem tem direito?

 

A gestante deve estar fazendo Pré-natal em uma unidade primária de saúde e ter sido cadastrada no Programa Cegonha Carioca.

 

Processo

 

As gestantes que realizam o pré-natal nas unidades de atenção primária do município recebem o Passaporte Cegonha, com registro da maternidade de referência para a realização do parto. 

A partir da 28ª semana de gestação, as mães cadastradas podem agendar uma visita à maternidade, juntamente com um acompanhante, para conhecer a estrutura e tirar dúvidas. 

As famílias também recebem o kit cegonha, com enxoval para o bebê com bolsa, trocador, macacão, casaquinho, body, toalha, manta, calças e meias.

O serviço garante ambulâncias exclusivas para levar as gestantes atendidas pelo programa até a maternidade em conforto e segurança. 

As ambulâncias contam com equipamentos e profissionais habilitados e, quando acionadas, vão até o local onde a gestante está para fazer avaliação com o profissional. Caso a paciente já esteja em trabalho de parto, ela é conduzida em segurança até a maternidade de referência.

Para solicitar o transporte por ambulância, ligue para a Central 1746 no telefone 2599-4744, com atendimento todos os dias da semana, 24 horas por dia, no momento que a gestante perceber que está iniciando o trabalho de parto.

O transporte buscará a gestante no local em que estiver, desde que no município do Rio de Janeiro, providenciando a ida à sua maternidade de referência no momento do parto.

 

Documentos necessários

 

Para cadastramento no Programa ou alterações do cadastro, compareça na Unidade de Saúde Básica mais próxima à residência e apresente documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.  

Nos casos em que a gestante seja menor de idade, poderá ser apresentada certidão de nascimento e comprovante de residência, sendo obrigatória a presença de um responsável maior de idade.

Documentos necessários na visita à maternidade: Passaporte da Cegonha, preenchido com o agendamento da visita pela Unidade de Saúde em que a gestante faz seu pré-natal; Cartão pré-natal; Documento de identidade com foto da gestante.

 

Fonte

 

Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ

Portal Rio 1746

Programa Cegonha Carioca

Acompanhe o vídeo da semana

Mais gratuidades da cidade