A hora do dinheiro logo
2 min para ler

Wi-fi livre – Projeto Porto Velho Cidade Digital

 

O que é?

A Cobertura da Rede Porto Velho Cidade Digital é de aproximadamente 70% da área urbana, contando com 6 Torres principais com alcance de aproximadamente 3,0 Km em circunferência para as residências e mais 15 pontos (hotspots) com alcance de aproximadamente 100m nas praças e escolas disponibilizando acessos com Wi-Fi Livre.

Os serviços oferecidos pelo Projeto Porto Velho Cidade Digital, beneficiarão boa parte da Administração Municipal, incluídos ai a comunidade estudantil e servidores municipais, que poderão realizar suas atividades com maior agilidade e segurança e ainda, disponibilizar os serviços a população, que poderá usufruir de sinal de internet livre e dos serviços prestados nas escolas, centros de saúde municipais, bibliotecas e outros prédios públicos. É importante salientar que este projeto contempla apenas algumas escolas e centros de saúde da área urbana, não se estendendo à área rural.

Benefícios

  • Disponibilizar o sinal livre de internet possibilitando a inclusão digital imediata da população com dificuldade de acesso aos benefícios das tecnologias de comunicação e informação.
  • Benefícios como educação, facilidade aos serviços públicos realizando a inclusão social.
  • Acompanhamento de notícias, pesquisas educativas, blogs, participação de redes sociais, acesso a serviços municipais e educação a distância.
  • Com o acesso garantindo à internet, a sociedade passa a ter igualdade no acesso à informação.
  • Acesso a políticas públicas e campanhas governamentais.
  • Contar com um canal de informações completas do município divulgar a atividade turística trazendo novas oportunidades de negócios e emprego para o município;

 

Quem tem direito?

Todos os cidadãos.

 

Processo

Kit de acesso

Para recepção residencial, deve comprar uma antena externa gradeada (Parábola de Grade) ou (Parábola Sólida) de 2.4 GHz (com no minimo 20 ou 25 dBi dependendo da distância) e cabos conforme metragem e instalação a ser realizada por um técnico especializado para verificar viabilidade técnica.

O Raio de alcance das antenas(hotspots) para dispositivos móveis é de aproximadamente 100 metros(dependendo do equipamento) e para as 6 (seis) torres que atenderão as residências aproximadamente 3,0Km dependendo da visada.

É importante que, antes de você comprar os equipamentos necessários, um técnico ou empresa de sua confiança faça uma avaliação para verificar a viabilidade técnica do local, qualidade do sinal, e lhe indicar qual é o melhor equipamento. E na hora de fazer a compra, não se esqueça de que todos os equipamentos devem estar homologados pela Anatel.

A Prefeitura Municipal de Porto velho não fornece equipamentos nem suporte técnico para o acesso à internet. Portanto, a compra do kit de instalação (antena + aparelho de recepção para rede sem fios) é responsabilidade do usuário.

 

Documentos necessários

Acesse o Link e faça seu cadastro: https://cidadedigital.portovelho.ro.gov.br/usuario/novo

 

Fonte

Cidade Digital – Porto Velho