Benefício – A Residência Inclusiva acolhe jovens e adultos com deficiência, promovendo autonomia, inclusão social e fortalecimento dos vínculos familiares.
O que é?
A Residência Inclusiva é uma unidade pública da Proteção Social de Alta Complexidade que oferece o Serviço de Acolhimento Institucional a jovens e adultos com deficiência cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.
Seu objetivo é promover, de forma gradual, o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos acolhidos nas atividades da vida diária, incentivando a participação social e comunitária, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares, visando à reintegração e/ou à convivência familiar e comunitária.
Quem tem direito?
Jovens e adultos de 18 a 59 anos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
Processo
📍 O interessado deverá, inicialmente, dirigir-se ao CREAS:
🏢 Endereço: Rua Calógeras, nº 735 – Centro
📞 Telefone: (67) 3431-4773
🛡️ Atuação do CREAS:
O CREAS identifica situações de violação de direitos, como violência física, psicológica ou sexual, negligência e abandono. Após esgotadas todas as possibilidades de retorno ao convívio com a família ou responsável, o usuário é encaminhado para o serviço de acolhimento.
🤝 Acolhimento:
Ao chegar à unidade, o usuário é recebido pela equipe técnica, que realiza as intervenções necessárias. Após o atendimento e encaminhamento pelo CREAS, o acolhimento ocorre de forma imediata.
Documentos necessários
- RG;
- Comprovante de residência.





