A hora do dinheiro logo
2 min para ler

Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias em Guarulhos – SP

 

O que é?

 

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe será sempre pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

 

Quem tem direito?

 

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Quando é necessário:

Quando pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e familiares estão com comprometimento da qualidade de vida. Pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e familiares com vivência de violação de direitos que comprometam sua autonomia.

 

Processo

 

Formas de Atendimento:

  • Através de demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade;
  • Por busca ativa; por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; e,
  • Por encaminhamento dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
  • Unidade: Domicílio do usuário, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou Unidade Referenciada.

CREAS I – Centro

Rua Leopoldo Cunha, 85 – (Fundos – Piso 01) – Gopoúva Fone: 2492-2027 – email: creascentro@guarulhos.sp.gov.br

CREAS II – Marcos Freire

Estrada do Capão Bonito, 53 – Jardim Maria de Lourdes – Conj. Marcos Freire Fone: 2484-0809 – email: creasmarcosfreire@gmail.com

CREAS III – Sítio dos Morros

Rua Nicolau Falcci, s/nº – Jardim Adriana – Cocaia Fone: 2440-8313 – email: creas.sitiodosmorros@gmail.com

Período de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Documentos necessários

 

  • Documentoto de identificação pessoal
  • Documento indicando o tipo de deficiência / dependência

Informações complementares

Funcionamento conforme necessidade e/ou orientações técnicas planejadas em conjunto com as pessoas com deficiência e idosas com dependência atendidas, seus cuidadores e seus familiares.

 

Fonte

 

Prefeitura Municipal de Guarulhos – SP