A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Mentores ajudam, e muito

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Kiefer Pix / shutterstock

 

Resumo: Os canais digitais trouxeram mais acessoao conhecimento de pessoas qualificadas, com as mais diversas experiências, e que podem transmitir seus conhecimentos para nós. Chega um momento da vida (pessoal ou profissional) em que a busca de mentorias profissionais pode ser uma boa decisão. Se este for seu caso, este texto foi feito para você.

 

Cada um com sua turma?

 

Alguém já deve ter falado pra você uma frase que diz que “tubarão anda com tubarão e sardinha anda com sardinha”.

Essa frase busca mostrar para nós que as pessoas tendem a se aproximar de quem tem interesses parecidos, vivem de maneira similar e possuem histórias próximas.

No caso dos animais, dificilmente acontecerá alguma situação de convivência regular entre predadores e suas presas, sem que um acabe comendo o outro.

 

Fuja da mesmice

 

Porém, nós, seres humanos, não precisamos repetir isso. Podemos nos aproximar de quem pensa diferente, e conhecer pessoas com outras experiências.

Não estamos condenados a seguir só um caminho (a não ser que você acredite em destino). Mesmo para quem acredita, talvez haja espaço para pensar que podemos ajustar nosso futuro, melhorá-lo.

Não precisamos aceitar que estamos fadados a um destino único, que nossas vidas estão programadas a serem exatamente iguais às de quem está ao nosso redor.

 

Buscando novos caminhos

 

No âmbito financeiro, podemos buscar outros caminhos, e que nos levem a resultados diferentes. Resultados melhores são possíveis, acredite.

Podemos criar um caminho alternativo ao padrão que nossos pais e pessoas próximas viveram, mesmo sendo uma decisão difícil e dependente de esforço próprio. Podemos lutar contra as adversidades e construir melhores resultados em nossa vida.

É claro que, em casos de vulnerabilidade e de limitação extremas, a condição é diferente. Quem está nessa situação precisa de ajuda. Quando a escassez é muito grande, não tem muito jeito. Alguém tem que intervir para ajudar. Normalmente, é para isso que os governos servem.

Para quem tem a fortuna de não estar numa situação dessas, vai uma ideia que funcionou bem para mim: procure pessoas que sabem mais do que você sobre o tema que você conhece pouco (no caso, dinheiro) e quer aprender mais a respeito.

 

Como encontrar pessoas que nos inspiram?

 

Ache uma forma de se aproximar e ouvir essa pessoa. Pessoas gostam de falar sobre suas histórias, contribuir, dar informações e contar como tiveram bons resultados na vida.

Neste portal, estamos falando principalmente dos temas relacionados às finanças, mas vale para quase tudo na vida. Encontre essa pessoa (ou essas pessoas) e seja um bom ouvinte.

Tenha as antenas ligadas para aprender o máximo possível. Então, busque por mentores, eles podem ajudar muito ao mostrar para você os caminhos e, assim, evitar que você possa eventualmente quebrar a cara em coisas que eles fizeram lá na frente e já viram aquilo por você.

 

Tipos de mentores

 

Existem mentores digitais, que podem ser encontrados em vídeos e textos de pessoas muito inteligentes, super preparadas e que estão à disposição de todos nós (atenção: procurar e achar os que te mostram as coisa de maneira simples e direta, não falam complicado, não querem impressionar e não são vendedores de ilusão).

Além disso, faça perguntas interessadas e procure demonstrar um sentimento verdadeiro de gratidão pela ajuda, já que aprender será o melhor presente que alguém poderá te dar.

Você sabe aquele amigo, aquela amiga, ou mesmo aquela pessoa que pode até nem ser muito próxima, mas está disponível e entende muito de um assunto? Liga para ela! Manda um WhatsApp, uma mensagem, e convida para um café para trocar umas ideias e fala de peito aberto que você quer aprender. Você vai se surpreender com a reação das pessoas.

Ter mentores é uma boa decisão que podemos tomar para acelerar a conquista de objetivos, facilitar nossa vida, pegar alguns atalhos e até mesmo evitar muitas perdas. Tenha cuidado apenas para não cair em golpes. Procure pelas qualificações e pelas referências de seu mentor ou de sua mentora.

Feito isso, aproveite a experiência ao máximo!

 

433 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *