A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

O décimo terceiro chegou, o que fazer com o valor?

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: Rafael de Matos Carvalho - Dreamstime

Resumo – Listamos as melhores dicas para o que pode ser feito com o décimo terceiro, assim que o dinheiro cai na conta.

 

O que fazer com o dinheiro do 13º?

 

O uso mais adequado para o décimo terceiro varia de acordo com a situação financeira específica de cada um.

Contudo, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento do brasileiro atingiu um recorde de 79,3% neste ano, assim é fácil deduzir que boa parte do dinheiro extra será usado para o pagamento de dívidas.

 

Principais conselhos para as situações mais comuns

 

Pensando na otimização de gastos, pagamento de dívidas e na melhora na saúde financeira do consumidor, afirmo que não existe uma receita de bolo ou um só método que sirva para todos e, com isso, listo alguns conselhos para as situações mais comuns, confira:

 

1. Para quem tem dívidas 

 

O ideal é utilizar o valor do décimo terceiro salário para sanar suas dívidas. Inicie pelos acordos com taxas de juros mais altas, o melhor dos mundos é conseguir – com o décimo terceiro salário – quitar todas as dívidas, mas, se não for possível, é ideal começar pela dívida com maiores juros.

Ou seja, quanto mais contas você puder abater, melhor para seu orçamento. A dívida é um problema que se estende a outras áreas da vida, gerando estresse, preocupação e tirando o mais valioso descanso.

 

2. Se não possuir dívidas

 

Em primeiro lugar, você faz parte de uma minoria. Então a opção mais recomendada é guardar esse valor e investi-lo.

O investimento feito de maneira conservadora é ideal para obter bons resultados no longo prazo.

 

3. Se você pretende viajar

 

A chegada do décimo terceiro marca a temporada de férias, junto com as festas celebradas no final do ano. Assim, caso seu desejo para este ano seja viajar e passar um tempo longe de casa, o mais sensato é utilizar o décimo terceiro para a quitação à vista da viagem.

Pagando a viagem à vista, é muito mais fácil conseguir maiores descontos, além de não impactar o seu orçamento do próximo ano.

 

A constante busca de conhecimento

 

Além disso, é extremamente necessário que a população entenda mais sobre o mundo dos investimentos. Estudar, ler e aprender sobre este mundo, com seus prós e contras, é ideal para não correr riscos desnecessários.

Atualmente, os agentes financeiros disponibilizam fundos de renda fixa com custos de administração muito baixos e com liquidez diária, tornando-se uma boa opção para investimentos.

 

Veja também:

Manual de sobrevivência financeira na Black Friday

 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro.

Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

528 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *