Getting your Trinity Audio player ready...
|
Resumo – A chance de aproveitar o conhecimento gerado pela humanidade há milhares de anos é uma oportunidade de ouro. Por isso, veja o que os Sete Sábios de Delfos já falavam a seus contemporâneos em reflexões para uma vida mais equilibrada – ensinamentos que podem certamente ser extendidos para a área de finanças ainda hoje.
Os sete sábios sábios da Grécia fazem parte da tradição clássica da Grécia Antiga. Eles viveram no período anterior a Platão. Portanto, por volta de até o ano 500 a.C.
Certamente, estamos falando de homens que eram reconhecidos por sua extraordinária sabedoria.
Por esses motivos, todos de sua época os reconheciam por suas capacidades de aconselhar a quem os procurasse com reflexões que, em geral, eram a melhor solução para cada problema específico.
O período em que esses homens viveram antecede o início da era conhecida pelos grandes filósofos antigos – a saber – Sócrates, Platão e Aristóteles.
Além disso, ficaram conhecidos posteriormente como os Sete Sábios de Delfos, por conta de várias inscrições que foram localizadas no Templo de Apolo em Delfos, que faziam referências a esses sábios.
A lista dos Sete Sábios não é unânime, mas em geral possui os seguintes nomes:
- Tales de Mileto
- Pítaco de Mitilene
- Periandro de Corinto
- Sólon de Atenas
- Quílon de Esparta
- Cleóbulo de Lindos e
- Bias de Priene
Sua sabedoria ficou guardada para a eternidade através de máximas que cada um deles criou, e que ahoradodinheiro adapta agora para que você aproveite essas magníficas palavras para melhorar sua jornada financeira.
Frequentemente, cidadãos consultavam esses sábios em busca de auxílio para os mais variados assuntos, e as respostas eram resultado de muita inteligência, sagacidade e busca constante de virtude.
Na maioria das vezes, eles foram cidadãos exemplares que viveram e ganharam muitas homenagens ainda em vida.
Vamos preparar uma série sobre este tema aqui em ahoradodinheiro, com as máximas, e frases mais conhecidas para ajudar você na utilização do conhecimento milenar desses homens surpreendentes na sua vida financeira.
Assim, começamos pelas frases de Tales de Mileto – conhecido com o pai da Filosofia:
“Conhece-te a ti mesmo”
Uma frase que nos apresenta um desafio à reflexão de como nos comportamos e qual a origem (ou causa) das decisões que tomamos na vida cotidiana.
Por exemplo, tomar conhecimento sobre as forças que nos impulsionam é fundamental para que as nossas ações sigam o rumo que realmente queremos, e não o rumo a que nosso modelo irracional de comportamento nos leva.
*Lembrando que essa frase já foi atribuída a várias figuras da época e, portanto, não possui ao certo um autor. De qualquer modo, também é possível que tenha origem em um ditado popular grego.
Com certeza, o mais importante é o convite à reflexão que ela nos traz.
“A certeza é precursora da ruína”
Quem nunca foi surpreendido por um imprevisto grande em sua vida? Só se estiver ainda na casa dos vinte e poucos anos. E, mesmo pessoas muito jovens também já passaram por perrengues.
Ao longo de nossas vidas,muita coisa pode dar errado. Depois da recente crise da Covid 19, parece-me que falar isso é meio óbvio demais, até.
Qual é uma boa maneira de se proteger desses tempos ruins, então? Para ter uma proteção financeira, não temos dúvida de que o melhor jeito é criar e manter o já famoso Fundo de Emergência. Trata-se de um seguro para aquelas situações onde você precisa de uma grana de modo rápido e fácil.
Uma doença na família, uma demissão, um acidente, enfim – não queremos nada disso para você, mas preparar-se para isso é mais que desejável.
É uma obrigação, ainda mais se você tem filhos ou família que dependa de você.
“Espera dos Teus filhos o mesmo tratamento que deste aos teus pais”
Nessa frase, os sábios da Grécia trazem uma questão central para uma vida bem vivida: qual é a relação que temos com nossa família? Como tratamos e cuidamos de quem precisa de nós no espaço mais próximo de nossas vidas?
Vários estudos trazem à luz a importância da família e dos amigos para a qualidade de vida. Para que tenhamos uma saúde mental boa, precisamos ter pessoas que nos ajudem nos momentos difíceis, que tenhamos com quem desabafar.
Lembrando da crise da Covid-19, novamente: tivemos a percepção do quanto estamos frágeis e sujeitos a impactos dos quais não temos o menor controle.
Os casos de depressão e de crises de tristeza profunda foram muitos, e ter uma família em quem nos apoiamos é fundamental.
É preciso fazer alguma conexão com a vida financeira aqui? Acho que não precisa, né?
“Evitar enriquecer por vias desonestas”
Essa frase é auto-explicativa, quase não precisa de comentário.
Seguramente, a desonestidade é o caminho para o fracasso total.
Em qualquer área de sua vida, não vale a pena nem tentar enriquecer de modo ilícito.
A moral deve definir o seu jeito de ver o mundo e como conduzir suas ações.
Fique longe do que parece desonesto. Ou, se você tem dúvida, fique fora dessa!
“Evite os adornos exteriores e procure os interiores”
Muita gente aparece nas redes sociais mostrando carros bonitos, casas bonitas, viagens maravilhosas, roupas de grife.
É raro aparecer alguém feliz com um beijo enternecido que recebeu do filho, da esposa e da irmã. A moeda do sucesso, para muitos, é o que é mostrado.
Em tempos de mídias sociais dominando as vidas das pessoas, o que vale é ser mais visto. E, para serem vistas, as pessoas fazem coisas incríveis.
Quanto mais necessidade de mostrar uma imagem exterior bonita ou rica, mais pobre é a sua vida interior. Lembre-se de que a felicidade, a alegria, a paz são sensações; portanto, acontecem dentro de você.
Quem busca só o reconhecimento dos outros é infeliz.
Por João Victorino
João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.
Você também pode se interessar:
Compartilhe este conteúdo com mais pessoas:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)