A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Palavrões que o mercado financeiro fala para assustar você – parte 2

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Tomacco / shutterstock

Resumo: dando continuidade à série de textos em que ajudamos você a traduzir os palavrões do mercado financeiro, hoje nós vamos discutir sobre termos relacionados a

(1) abertura e fechamento de capital de empresas;

(2) o que são empresas públicas e privadas;

(3) mercados primário e secundário;

(4) Tag Along e Free Float das companhias.

 

Dando continuidade à série de textos em que ajudamos você a traduzir os palavrões do mercado financeiro, hoje nós vamos discutir sobre os seguintes termos:

 

IPO (Oferta Pública Inicial)

 

Representa o momento em que uma empresa passa a ter suas ações negociadas em ambiente de bolsa de valores.

Também conhecido como abertura de capital, esse processo possibilita a entrada de mais acionistas na companhia, com o objetivo de aumentar o capital social da empresa para investimentos em novos projetos, ampliar negócios já existentes, ou ainda mudar seu perfil de endividamento. Em inglês, a sigla quer dizer Initial Public Offering.

 

Mercado Primário

 

É o ambiente em que títulos e valores mobiliários (CDBs, Tesouro Direto, Ações) são emitidos e ofertados pela primeira vez aos novos investidores e investidoras.

Os emissores (governos, empresas e instituições financeiras) disponibilizam esses papéis no mercado, tendo o poder de sugerir a faixa de preços em que os títulos serão inicialmente negociados.

Apesar de ser uma captação dos recursos dos investidores pelos emissores, essa operação também conta com a participação de intermediários, como bancos de investimento, corretoras e distribuidoras de valores.

Deste modo, para participar de uma oferta primária, você precisa ter cadastro em uma dessas instituições.

 

Mercado Secundário

 

Ambiente de negociação de títulos e valores mobiliários entre terceiros (após a oferta destes no mercado primário). Um benefício que a criação dos mercados secundários possibilita é a maior liquidez para negociação dos papéis emitidos no mercado primário.

Nesta modalidade, o emissor não tem controle sobre o preço em que os títulos são negociados entre os demais investidores e investidoras do mercado.

Portanto, no mercado secundário, os preços de negociação dos ativos são definidos pela lei da oferta e demanda.

 

Empresa Pública

 

Toda e qualquer companhia em que o governo (seja ele Federal, Estadual, ou municipal) é detentor da maioria das suas ações (ou da maioria dos direitos de voto) e, portanto, assume papel de controlador, tomando as decisões de administração e de gestão dos recursos da empresa.

 

Empresa privada

 

Toda e qualquer companhia em que o governo (seja ele Federal, Estadual, ou municipal) NÃO é detentor da maioria das suas ações (ou da maioria dos direitos de voto). Assim, as decisões de administração e de gestão dos recursos da empresa ficam sob a responsabilidade dos controladores privados.

 

OPA (Oferta pública de Aquisição)

 

Representa o oposto do IPO. É o Fechamento de capital, quando uma empresa deixa de ser negociada em bolsa de valores. Geralmente, ocorre após alguma mudança na estrutura da diretoria companhia, com mudança do controlador, que passa a ter a maioria dos votos.

 

Tag Along

 

Mecanismo de proteção aos acionistas minoritários nos casos de mudança de controle na companhia. A Lei das S.A. estabelece o Tag Along mínimo de 80% para ações ordinárias (ON).

O percentual do Tag Along de uma ação representa a proporção de quanto o acionista minoritário receberá do valor pago por ação ao controlador, no caso de uma OPA, por exemplo.

Ações preferenciais (PN) não têm esse direito garantido, apenas se a companhia decidir conceder este benefício e deixá-lo registrado em seu estatuto.

Por esse motivo, é muito importante você verificar esta informação sobre a empresa em que você considera investir antes de tomar uma decisão de investimento para o longo prazo.

Para verificar o Tag along de uma companhia, consulte o site da B3 ou o próprio site da empresa.

 

Free float

 

É a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, podendo ser negociadas livremente no mercado. As ações consideradas no free float não estão em posse de controladores, gestores e acionistas majoritários das empresas.

Podemos entender que, quanto maior o free float  de uma companhia, maior será sua liquidez no mercado, facilitando a negociação entre minoritários e evitando oscilações bruscas de preço.

Para verificar o percentual de free float de uma companhia, consulte o site da B3 ou o próprio site da empresa.

 

Fontes

 

  • CVM (Livro Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro)

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

406 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *