Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Qual é a diferença entre conta corrente e conta de pagamento?

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

oatawa / shutterstock

 

Resumo Você sabe o que é uma conta de pagamento? Ela é um produto muito importante para a inclusão financeira de pessoas ainda sem acesso ao sistema bancário, porque é bem mais simples de ser aberta do que os tipos tradicionais de conta, como a conta corrente. Com a intenção de tornar mais claras as diferenças entre conta de pagamento e conta corrente, vamos mostrar as principais características de ambas, para que você possa tomar a melhor decisão na hora de se cadastrar em uma instituição financeira.  

 

A conta de pagamento tem se tornado um importante instrumento de acesso para muitas pessoas ao sistema bancário. 

Até poucos anos atrás, era impensável a possibilidade de se abrir uma conta em uma instituição financeira sem ter que sair de casa, pegar longas filas e ainda esperar por horas para receber atendimento. Hoje, podemos fazer tudo facilmente pelo telefone celular!

Além disso, a chegada deste novo tipo de serviço permitiu a inclusão de pessoas que, antes, não teriam condições de comprovar uma série de formalidades exigidas pelos bancos tradicionais para a criação de uma conta, seja ela corrente ou até mesmo de pagamento.

 

O que é uma conta de pagamento?

 

O Banco Central define que uma conta de pagamento:

“Pode ser utilizada pelo cliente para a realização de saques, pagamentos de contas e pagamentos de transações realizadas por cartões de débito ou crédito, ou para a realização de transferências entre contas mantidas na mesma instituição e em outras instituições de pagamento ou instituições financeiras (TED e DOC).”

Exemplos práticos do uso de uma conta de pagamento no dia a dia:

  • Transferências e pagamentos por aplicativos (entre a mesma instituição ou entre instituições financeiras diferentes)
  • Transações comerciais (em lojas físicas ou no e-commerce), por meio da função débito do cartão.
  • Portabilidade do salário (desde que haja autorização da empresa)
  • Lembrando ainda que, com a chegada da tecnologia de transferências e pagamentos por PIX, as contas de pagamento também podem usar esta funcionalidade.

A conta de pagamento é conhecida pela isenção de custos, isto é, não há cobrança de taxas de manutenção e por serviços oferecidos aos clientes (na maioria dos casos). Esse é o principal motivo que possibilitou a inclusão financeira de diversas pessoas ao sistema bancário nacional.

 

O que é uma conta corrente?

 

A conta corrente, por sua vez, é um serviço mais conhecido por nós. Ela está há mais tempo no mercado e faz parte dos pacotes de serviço de todos os bancos comerciais.

Diferentemente do que ocorre com a conta de pagamento, a conta corrente é tarifada, na maioria dos casos. Por isso, é importante prestar atenção nos pacotes de serviços oferecidos pelos bancos, porque alguns deles costumam cobrar taxas para saques e transferências bancárias.

Mas você sabia que existe uma resolução do Banco Central que obriga as instituições financeiras a oferecerem gratuitamente uma conta com serviços essenciais?

 

Gostaria de saber mais sobre essa conta corrente essencial? Veja mais aqui.

 

Diferenças entre as duas contas

 

A principal diferença entre a conta de pagamento e a conta corrente é que a primeira não está habilitada para a realização de operações de crédito. Portanto, apenas a função débito é permitida.

Além disso, o saldo da conta de pagamento deve ser aplicado em papéis seguros, isto é, de baixo risco, como títulos do Tesouro Nacional, ou mesmo na conta do Banco Central. Isso ocorre para que mais agentes autorizados (como as instituições de pagamentos) consigam oferecer esse serviço à população sem colocar em risco a estabilidade financeira do país.

Também é preciso destacar que existe um limite de R$ 5 mil para contas com menor exigência de documentos, como aquelas que necessitam apenas de RG e CPF para serem abertas.

Por fim, não há taxas de manutenção de conta de pagamento, ao passo que podem haver cobranças para a manutenção da conta corrente.

 

E as contas digitais?

 

Com o intenso processo de digitalização das finanças que presenciamos nos últimos anos, dizer que uma conta seja digital virou algo corriqueiro, sem muito diferencial. 

Portanto, para fins de classificação, considera-se que apenas as contas que podem ser abertas e encerradas por meios digitais podem receber este nome.

 

Para finalizar: qual tipo de conta eu devo escolher? 

 

A conta de pagamento não oferece todos os serviços disponibilizados pela conta corrente.

Por outro lado, considerando a isenção de custos e de taxas de manutenção da conta de pagamento, ela pode ser a melhor opção para muitas pessoas, visto que supre a necessidade de 30% da população brasileira.

Assim, esperamos que tenha ficado mais fácil para você entender as diferenças entre a conta de pagamento e a conta corrente. Restou alguma dúvida? Não hesite em nos chamar nos comentários.

 

Leia também: o custo de manter uma conta em banco

 

Referências

 

Banco Central – contas de pagamento
Resolução 3.919 / 2010
Banco Central – Tabela de serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços

1.926 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *