Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Relembre duas formas simples de guardar mais dinheiro em seu dia a dia

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: dreamtime - pedro antonio calahorra

Resumo – Como fazer que mais dinheiro sobre no final do mês? Veja formas simples (mas essenciais) de economizar e guardar dinheiro de modo habitual.

 

Uma tarefa complicada?

 

Guardar dinheiro não é uma tarefa simples, nem para os especialistas em finanças, imagine então para quem está na correria do dia a dia. No entanto, é muito importante, para qualquer família, achar uma forma de economizar para realizar seus planos, seus sonhos, ou para enfrentar alguma emergência.

João Victorino, especialista em finanças pessoais, afirma que essa tarefa pede organização e atenção, sendo necessário separar um tempo para isso.

Como eu consigo ter mais dinheiro sobrando no final do mês? Como faço para ganhar mais? Como é possível reduzir os gastos?

“As respostas para essas perguntas, ainda que pareçam ter soluções simples e fáceis à primeira vista, requerem um olhar atento e disciplinado para que a pessoa consiga realmente manter hábitos que a coloquem no caminho da boa saúde financeira”, diz o especialista. 

João elenca duas maneiras simples e possíveis para que as pessoas possam começar a guardar dinheiro:

 

1. Gastando menos do que se recebe

 

Para João, a primeira forma de economizar é gastando menos do que o valor recebido, uma ação já conhecida há muito tempo.

“Dessa forma, sobrará dinheiro para guardar. Nesse formato, o objetivo é reduzir as suas despesas em alguma base de tempo: pode ser no gasto diário, no semanal ou no mensal, de acordo com o que você recebe”.

Ainda explica que o importante é diminuir de maneira consistente, por exemplo, gastos em uma semana e, em seguida, continuar gastando nas outras semanas esse mesmo valor menor, para que sobre um pouco a cada período de 7 dias.

Para conseguir agir desta forma, o especialista afirma que já é preciso ter criado um planejamento, bem como uma análise sobre onde poderá fazer cortes, de qualquer valor. Além disso, ele reforça a ideia de que reduzir custos é uma tarefa que está nas mãos de cada pessoa: para conseguir êxito nesse objetivo, ninguém mais é essencial.

“Esses R$ 20 semanais que você conseguiu cortar, por exemplo, vão agora para uma caderneta de poupança, ou em um investimento seguro com juros bons e custos baixos. Esse valor tem que ser sagrado para dar certo. Isso vai dar uma sensação de que você tem sua vida financeira na mão, além de dar impulso para seguir adiante”.

 

2. Procurando formas de aumentar sua renda

 

Já como segunda dica para guardar dinheiro está o aumento da renda e a manutenção das despesas no mesmo valor de hoje.

“Você não precisará, obrigatoriamente, ter que reduzir despesa nenhuma, nem ter que “apertar o cinto”, mas por outro lado, terá que achar alguma forma de aumentar o valor dos seus recebimentos”, explica.

“Se você trabalha como autônomo e recebe por hora, talvez seja bom avaliar se poderia fazer uma horinha a mais. Se você tem emprego com carteira assinada, pense se existe espaço para fazer alguma hora extra, seja no fim de semana ou no feriado (elas valem o dobro, como você deve saber?)”.

Acompanhe nosso canal no youtube

3. Colocando as duas propostas em prática (bônus)

 

Como terceira opção, João afirma que é necessário analisar a seguinte possibilidade: a pessoa que consegue, ao mesmo tempo, diminuir suas despesas e aumentar sua renda tem uma aceleração muito maior na velocidade para atingir seus objetivos.

Chamado de Super Acelerador de Riqueza: se você puder seguir por esse caminho, excelente. Se não, comece pela primeira opção que, aliás, foi sempre a nossa preferida. Por fim, o especialista finaliza com a ideia:

“Se, ao longo de sua jornada, você conseguir se manter no caminho de gastar sempre menos do que você ganha, garantimos que sua vida financeira será sempre vencedora.”

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

377 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *