Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Seja um identificador de pilantras

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

Resumo: será que nossos pais e avós conseguiam descobrir com mais facilidade aquelas pessoas que se aproveitavam da boa fé dos mais inocentes? Será que a tecnologia, aliada a um maior distanciamento físico, necessidade constante de atenção e aceitação tem nos tornado mais vulneráveis a certos tipos de ciladas? Discutimos essas e outras questões no texto a seguir.


  
Era mais fácil conhecer os golpistas antigamente?

 

Eu tinha um chefe que dizia que você não deveria ficar mais do que dez minutos perto de alguém que desconfiasse ter um caráter duvidoso. Na dúvida, é melhor você se afastar dessa pessoa.

Não se coloque em risco de ser seduzido, convencido por esse tipo de personagem. Tem aquele sinal de trânsito “ Na dúvida, não ultrapasse” – ou seja, não se coloque em risco. Aqui, vale a mesma ideia: na dúvida – caia fora!

Saber que uma pessoa não tem um bom caráter é uma tarefa mais difícil atualmente. Nos tempos de nossos pais e avós, essa tarefa era relativamente mais fácil. As pessoas conheciam os pilantras e avisavam umas às outras sobre a identidade deles.

Se o sujeito tinha um comportamento desonesto na sua comunidade, tinha que se mudar. As instituições comunitárias faziam o papel de ajudar a divulgar esse tipo de informação.

As conversas nos clubes, igrejas, templos, escolas e bares eram uma forma de divulgar as informações importantes, que não tinham espaço nas mídias na época, e que nas comunidades muito pequenas funcionavam muito bem.

 

As dificuldades de hoje

 

Atualmente, com a explosão dos formatos multi-digitais de se acessar informações, penso que ficou mais difícil essa tarefa de identificar os desonestos. Numa tela, com recursos de luz, maquiagem, melhor ângulo, etc – qualquer um parece um anjo.

Quando você está pessoalmente com alguém, em um encontro off line, o olho no olho ainda funciona, perceber as reações da pessoa te ajuda a criar uma imagem de quem essa pessoa realmente é.

Claro, que não é a única forma, mas já te ajuda a se proteger. Esse recurso não existe no mundo on-line. Existe um livro muito interessante que fez sucesso anos atrás. Chama-se “O Corpo Fala”.

Outros fatores nos dificultam nessa identificação. As grandes concentrações de pessoas morando e convivendo num mesmo lugar, e com pouca atenção aos detalhes da vida cotidiana, por conta do excesso de compromissos e distrações, nos deixa com pouca capacidade de ver onde está escondido o pilantra.


Golpistas entre os influenciadores de finanças

 

No mundo das finanças on-line, existe uma proliferação de picaretas, sacanas, inescrupulosos de vários tipos, usando da facilidade que as novas tecnologias permitem, para esconder suas reais intenções dos seus seguidores e sua audiência, que são meras vítimas a serem exploradas na sua inocência e confiança.

Então, como identificar um picareta das finanças/investimentos on-line?
Segue uma listinha de características para ligar seus sinais de atenção nessas figuras:

 

Sinal 1: Dizem que tudo é muito fácil

 

Nada é complicado para eles, tudo acontece sem burocracia. É fácil aderir ao método, basta enviar o primeiro depósito, blá, blá, blá…
Coloque uma coisa na sua cabeça, de uma vez por todas: as burocracias podem te ajudar!

Investimentos têm uma série de regras, formas de adesão, exigências de aprovação por você, identificação de seu perfil como investidor, e outros registros que foram criados pelo regulador (em geral, CVM/Banco Central) para proteger você.

Essas “complicações” são importantes para que o seu dinheiro não vá cair na mão dos malandros.

 

Sinal 2: Fazem promessas

 

De vários tipos (de percentual de rentabilidade, de tempo que vai demorar para você ganhar dinheiro, ficar rico, etc).

Pessoas sérias no ramo de investimentos não fazem nenhuma promessa. Repete aí: nenhuma promessa! Na máximo, você vai ver o pessoal se comprometendo a fazer o seu máximo de dedicação, colocar suas energias e sua capacidade para ajudar você – e só.

Não tem garantia de nada, e ponto. Sabe aquela frase que você lê no rodapé dos investimentos – “Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura” – aquilo é uma exigência do regulador para te ajudar a refletir sobre esse ponto, e não levar somente essa característica como item a ser avaliado quando você escolhe seus investimentos.

Essa declaração deveria estar na primeira linha de qualquer material de divulgação no mundo dos investimentos. Quem é sério no mercado não faz promessa!!

 

Sinal 3: Dizem que são ricos, ou tentam aparentar que são

 

Na internet, tem uma série de pessoas que querem vender, influenciar e convencer, e aparecem falando que são ricos, que ficaram ricos, com o método tal e tal.

Muitas vezes, eles não dizem que são ricos, mas aparecem à beira de uma marina, com uma lancha chic ao fundo, ou num apartamento muito grande com janela para o mar, e assim vai.

Essas imagens buscam acionar o nosso inconsciente com a mensagem de “siga quem tem sucesso”. Só que o sucesso deles, na maioria das vezes, é só uma produção para um vídeo.

Claro que tem gente rica que é séria na internet. Mas, isso é natural e não uma montagem para o vídeo, e normalmente os mais sérios já estão há bastante tempo nesse mercado.

 

Sinal 4: Criam um senso de urgência

 

A pessoa esperta quer que você tome uma decisão rápida (normalmente para comprar um produto ou serviço que esteja vendendo).

Não querem que você reflita com calma sobre o que está acontecendo. Veja que vários anúncios destacam esse ponto – “é a última chance …” “ o cupom com o desconto será encerrado às xx horas…”

Essas ofertas devem ter mesmo hora para acabar, mas o que chama atenção é a forma quase desesperada para esses anúncios…

 

Use o seu bom senso para identificar esses e outros sinais que você também acredita que são pontos de atenção para picaretas, malandros e outras figuras das sombras do mundo on-line.

Eles só querem mesmo é a sua grana, pois não vão te ajudar.

868 Visualizações
0Comentários