Paramos de usar o cartão e economizamos dinheiro

Veja a tradução de um artigo publicado nos EUA sobre um casal que conseguiu economizar ao aposentar os cartões

Paramos de usar o cartão e economizamos dinheiro

2 min para ler
Paramos de usar o cartão e economizamos dinheiro
Dreamstime - Luis Carlos Torres
Getting your Trinity Audio player ready...
Paramos de usar o cartão e economizamos dinheiro
Dreamstime - Luis Carlos Torres

Resumo – Veja a tradução de um artigo publicado nos EUA sobre um casal que conseguiu economizar ao aposentar os cartões

 

Uma história sobre o uso de envelopes com dinheiro.

 

Há mais de uma década, minha esposa e eu decidimos experimentar uma dieta de dinheiro: basicamente, abandonamos nossos cartões de crédito, Apple Pay, Venmo, qualquer coisa digital, e passamos a pagar por tudo em dinheiro.

 

Uma prática pouco conhecida

 

Desde a pandemia, uma dieta de dinheiro, também chamada de “cash stuffing”, não é fácil, seja por alguns dias, algumas semanas ou por um ciclo de faturamento completo, como fizemos. 

Os resultados valeram a pena:

    • Todos nós ficamos um pouco mais conscientes sobre nossos gastos.
    • Gastamos menos do que nos meses anteriores. Não pudemos reduzir os preços inflacionados no supermercado, mas as contas finais eram muito menores.
    • Nossas compras online caíram para zero, exceto pelas assinaturas recorrentes. 

Eu iniciei essa jornada com mais apreensão do que da última vez, considerando o nosso mundo digital muito mais avançado e dois filhos na faculdade carregando cartões de crédito.

Acompanhe nosso canal no youtube

Veja também:

Você faz jejum intermitente? Já pensou em fazer um “jejum de despesas”?

 

E os pagamentos recorrentes?

 

Na realidade, eu não fiquei surpreso ao encontrar assinaturas enchendo os extratos do nosso cartão de crédito no final da nossa dieta de dinheiro, mas os totais foram reveladores. 

 

Dicas para rastrear e guardar suas economias:

 

Algumas dicas para rastrear sua dieta de dinheiro (uma que eu gostaria de ter considerado antes de começar):

    • Coloque todas as suas despesas com cartão de crédito de um mês recente em uma planilha. Organize-as em grupos e some-as. Isso estabelece quantos envelopes você precisará e um referencial para a quantia de dinheiro desejada em cada um.
    • Rastreie para onde vai todo o seu dinheiro em cada dia. Eu guardei todos os nossos recibos (pensei), mas no final, alguns recibos não voltaram para os envelopes de dinheiro. Então, eu sugeriria uma segunda aba na planilha onde você registra o dinheiro de cada dia.
    • Não é “economia” se você gastar o dinheiro no próximo mês. Aquela quantia de $1.000 foi para nossa conta poupança junto com os $2.000 que eu saquei originalmente.

 

Fonte

 

Jim Sergent / Veronica Bravo – USA TODAY (tradução)

JV 2

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

Filtro ou galão de água: o que gera mais economia na sua casa?
Como a falta de acessibilidade digital impacta as finanças das pessoas com deficiência?
O que é educação financeira? Explicado de forma prática e acessível para quem quer mudança já!
O passo a passo definitivo para como financiar um carro de forma eficiente