A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Cuidado com os modismos

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Charles Deluvio / unsplash

 

Resumo Nós observamos a criação de inovações tecnológicas com uma velocidade cada vez mais rápida. Algumas dessas inovações, entretanto, não passam de meros modismos, e logo cairão no esquecimento. É pensando nisso que escrevemos este texto para você: como um alerta para ficarmos atentos ao aparecimento de propostas tentadoras, mas que raramente entregam o que prometem.

 

O que são esses modismos?

 

Modismos acontecem regularmente, e estamos acostumados a eles. Volta e meia, aparecem novidades nos comportamentos, nas roupas, na forma de falar e a maioria deles, depois de um tempo, desaparecem.

Faz lembrar, para quem é do interior, uma nuvem de gafanhotos que invade as plantações de milho anualmente. A cada ano, chegam, infernizam a vida dos agricultores, e depois se deslocam buscando mais comida em outro lugar.

Os investimentos também são terreno propício para esse tipo de fenômeno. Novos produtos financeiros são lançados e se tornam os queridinhos do mercado no momento.

A criatividade desse pessoal não tem fim e, a toda hora, serviços diferenciados aparecem. Lembro de um chamado “COE”, era uma operação bem complicada, que tinha por objetivo aproveitar um movimento de alta das ações na bolsa e, caso mudasse para uma baixa, protegeria os investidores.

Esse era o compromisso dos gestores desse produto, e, em troca, você não poderia mexer nessa aplicação por um período maior. Ou seja, seria uma trava na sua aplicação. Na realidade ninguém entendia muito como funcionava e nem sei se realmente protegeu os aplicadores. Pelo jeito não deve ter dado muito certo, porque não se ouve mais falar deles.

 

Qual é a moda da vez?

 

A moda da vez é investir através de aplicativos, de maneira fácil, rápida, sem muita burocracia. O pessoal fala que é inspirado em games, portanto, estão “gamificando” os investimentos. É isso mesmo, você investe como se estivesse caçando um Pokémon, ou buscando abrir uma nova fase de um jogo.

Gente, vamos ficar de olho, porque investir é coisa séria. O dinheiro que você sua para ganhar deve ser investido em lugares seguros, onde você entenda o que está acontecendo e onde você tenha proteções legais e, de preferência, uma liquidez adequada aos seus objetivos.

É necessário que todas as informações sejam claras, que você concorde 100% com todas as condições e riscos desse negócio e que sigam todas regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Se não for assim, não entre nesse “jogo”, pois isso deve ser cilada.

Todo o cuidado é necessário. Vários casos de fraudes e roubadas acontecem todos os dias, e você é o responsável final por suas finanças.

Não caia em modismos e fique de olho aberto!

 

378 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *