Como ficam seus investimentos após as eleições?

O que vai acontecer na economia brasileira após as eleições? Veja aqui como se posicionar corretamente - em todos os cenários possíveis - para você não perder dinheiro.

Como ficam seus investimentos após as eleições?

2 min para ler
Imagem: Jiro Cristino - shutterstock
Getting your Trinity Audio player ready...
shutterstock 2194145409 jiro cristino min
Imagem: Jiro Cristino - shutterstock

 

Resumo – O que vai acontecer na economia brasileira após as eleições? Veja aqui como se posicionar corretamente – em todos os cenários possíveis – para você não perder dinheiro.

 

O que vai acontecer no dia seguinte?

Já estamos bem pertinho do segundo turno das eleições de 2022 e não sabemos quais serão os desdobramentos deste evento na economia e nas nossas vidas financeiras.

Não sabemos o que vai acontecer se o candidato X ganhar, nem se for eleito o candidato Y.

Estamos perdidos! Situação complicada, né?

Aí é que você se engana.

 

Como se preparar para estes eventos?

Nossa posição não é diferente daquelas ocorridas em todas as outras eleições passadas. Aliás, não é diferente do nosso dia-a-dia.

As pessoas se preocupam bastante em tentar antecipar o que vai acontecer ao invés de procurarem estar bem posicionadas financeiramente para qualquer resultado futuro, entendeu?

Esteja sempre com seu planejamento em dia e olhando para o longo prazo. Maiores chances de bons resultados em investimentos, meu caro, estão sempre no longo prazo. Acredite em mim.

Mas, para dar uma mãozinha para você, nosso super time de analistas preparou uma tabelinha mostrando o que aconteceu com dois investimentos muito populares (Título do Tesouro Direto – LFT e Bolsa) nos 6 meses após as últimas quatro eleições para presidente. 

 

Qual foi a rentabilidade acumulada no período? Dê uma olhada abaixo e tire suas conclusões.

Ano da Eleição

LFT (Tesouro Selic)

Ibovespa

20066%25%
20105%– 7,4%
20147%12%
20183%15%

 

 

Veja também nosso vídeo sobre o tema

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

Filtro ou galão de água: o que gera mais economia na sua casa?
Como a falta de acessibilidade digital impacta as finanças das pessoas com deficiência?
O que é educação financeira? Explicado de forma prática e acessível para quem quer mudança já!
O passo a passo definitivo para como financiar um carro de forma eficiente