Search
A hora do dinheiro logo
2 min para ler

Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Jovens e Adultas com Deficiência – Residência Inclusiva em Guarulhos – SP

 

O que é?

 

Oferta acolhimento integral para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do BPC, que não disponham de condições de autossustentabilidade, de retaguarda familiar ou que estejam em processo de saída de instituições de longa permanência, devendo ser respeitadas as questões de gênero, idade,religião, etnia, raça e orientação sexual.

O Serviço deve ter aspecto semelhante ao de uma residência propiciando segurança na acolhida, com convívio ou vivência familiar, comunitária e social. As pessoas deverão possuir capacidade independente para seu autocuidado.

 

Quem tem direito?

 

Jovens e adultos com deficiência que sejam capazes de desenvolverem habilidades para realizar atividades básicas do cotidiano como alimentar-se, fazer a higiene pessoal, locomover-se até o banheiro, tomar banho, vestir-se etc. Realizar atividades instrumentais da vida diária como fazer compras, utilizar meios de transporte, cozinhar, cuidar de sua saúde etc.

 

Processo

 

Formas de acesso

Demandas encaminhadas pelos Centro Pop, Abordagem Social, Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrate, CRAS, CREAS, rede de serviços socioassistenciais, demais políticas públicas ou órgãos de garantia de direitos.

Para acessar o Serviço a vaga deverá ser liberada pela Central de Vagas da SDAS, portanto, as solicitações de vagas devem ser solicitadas à SDAS. No caso de demanda espontânea, a pessoa deverá procurar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Etapas para o processamento do serviço

Acolhimento, preenchimento de dados, escuta, identificação da demanda (visitas e entrevistas psicossociais, articulações intersetoriais, principalmente com a rede de Saúde), elaboração do plano individual de atendimento, de relatórios, de prontuários, acompanhamento e desligamento.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

Considerando os tipos de deficiência, não há prazo máximo de permanência no serviço, no entanto, prioriza-se sua reintegração familiar por meio do trabalho articulado entre equipe técnica do serviço e referência familiar da pessoa, quando houver, de forma a garantir o acesso às políticas públicas que atendam a demanda do caso, sobretudo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Forma de prestação do serviço

A Instituição poderá ser mantida por órgãos governamentais e não governamentais. O atendimento é ofertado 24 horas ininterruptas com leito, banho, produtos de higiene, 5 refeições diárias, espaço para guarda de pertences, com acessibilidade. A residência deve dispor de equipe especializada/capacitada

Locais de atendimento
Rua Flor da Serra, 252 – Vila Carmela.

 

Documentos necessários

 

  • Laudo / relatório médico indicando o tipo de deficiência.

 

Fonte

 

Prefeitura Municipal de Guarulhos – SP