Economize viajando na baixa temporada

Sabemos que viajar é muito bom. Mas melhor ainda é quandoela é planejada com antecedência, permitindo tirar proveito das melhores situações.

Economize viajando na baixa temporada

3 min para ler
viajar é muito bom
Imagem: Peppi 18 / Dreamstime
Getting your Trinity Audio player ready...

 

dreamstime s 33910929 peppi 18 min
Imagem: Peppi 18 / Dreamstime

 

Resumo – Economize viajando na baixa temporada. Sabemos que viajar é uma experiência muito enriquecedora. Mas melhor ainda é quando essa viagem foi planejada com antecedência, permitindo tirar proveito das melhores situações e preços. Leia este texto para saber mais.

 

Viajando na alta temporada

 

Quando chega a época de final de ano, com a proximidade das datas comemorativas, muitos reúnem as pessoas queridas para momentos de alegria e descontração.

Tudo isso é maravilhoso, e realmente vale a pena qualquer esforço para vermos felizes aqueles que amamos, sem sombra de dúvida.

No entanto, o outro lado da moeda desse período é que a maioria das pessoas resolve ter a mesma ideia, ao mesmo tempo. 

Isso acaba gerando grandes congestionamentos nas estradas, longos momentos de espera em filas, e uma experiência não tão agradável em muitos pontos turísticos – que, inclusive, aproveitam a época de alta demanda para aumentar os preços.

Infelizmente, negociar o período de férias para outra época do ano pode não ser tão fácil assim, entendemos esse ponto.

O que queremos mostrar aqui é o seguinte: quando houver a oportunidade, tente aproveitar para fugir da manada e ver como é a experiência. Você pode se surpreender!

 

Principais vantagens de viajar na baixa temporada

 

Por outro lado, quando você tem a oportunidade de se planejar com antecedência e se preparar para viajar fora dos períodos mais movimentados, você acaba aproveitando inúmeras vantagens, como:

 

1) Diárias mais baratas em hotéis e casas de temporada

 

A rede hoteleira costuma divulgar pacotes promocionais para os períodos menos movimentados, pois a intenção deles é reduzir a taxa de vacância de seus quartos.

Desse modo, podem aparecer ofertas de hospedagens em resorts e hotéis com ótimos descontos (quando comparados com os preços praticados na alta temporada).

 

2) Passagens em promoção

 

Da mesma forma, as companhias aéreas seguem o mesmo raciocínio e, para manter uma maior taxa de ocupação nos voos, também oferecem promoções para a baixa temporada.

 

3) Pontos turísticos menos lotados (e estradas mais tranquilas)

 

Em períodos de movimento mais fraco, menor tende a ser o tamanho das filas (e mais tempo para você aproveitar em outras atividades), além de menos aglomeração em tempos de pandemia.

 

4) Preços menos inflacionados

 

Essa vantagem é explicada pela 1ª Lei da Economia (oferta e procura): quando há mais turistas dispostos a pagar pelos petiscos, drinks e serviços nos bairros badalados, os empresários sentem-se confortáveis para aumentar os preços destes itens, uma vez que há muita demanda.

De forma oposta, quando não há tantas pessoas comprando tais produtos e serviços, os preços, em teoria, podem ficar mais baixos – ou você tem uma maior chance de conseguir um desconto ao negociar com o vendedor.

 

Viajar é muito bom!

 

De qualquer modo, viajar sempre é muito gostoso. O mais importante é se preparar com antecedência e curtir o merecido momento de descanso com as pessoas mais queridas.

Pensando nisso, você também pode se interessar pelos seguintes artigos:

 

 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

Filtro ou galão de água: o que gera mais economia na sua casa?
Como a falta de acessibilidade digital impacta as finanças das pessoas com deficiência?
O que é educação financeira? Explicado de forma prática e acessível para quem quer mudança já!
O passo a passo definitivo para como financiar um carro de forma eficiente