A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Férias de verão de 2024: quando é o melhor momento para organizar a sua viagem?

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Dreamstime - Rafael Ben Ari

Resumo – Fazer um planejamento das férias com antecedência
é a melhor forma de conseguir se preparar financeiramente para dar conta de todos os gastos.

 

Mês de férias escolares

 

Julho é um mês marcado pelas férias (em sua maioria escolares), sendo um período onde muitas pessoas decidem viajar. Porém, engana-se quem acredita que fazer o planejamento das férias faltando pouco tempo é o mais adequado.

É por isso que, apesar do tempo de organização variar conforme o tamanho do objetivo a ser alcançado, agora é o momento certo para começar a se organizar para as férias de verão de 2024.

 

Como planejar financeiramente as férias?

 

Planejar as férias com antecedência é algo fundamental para qualquer pessoa que deseja aproveitar uma viagem e não quer ver boa parte dos gastos comprometidos com longos parcelamentos que ultrapassam – e muito – o período do descanso.

Quem consegue se planejar com uma boa antecedência consegue descontos consideráveis ao fechar pacotes de passagens e hospedagens.

Outra vantagem desta prática está relacionada com a questão psicológica.

Planejar os detalhes traz a sensação de estar atingido uma meta traçada com antecedência, além de não ter que lidar com o sentimento de culpa por ter que ficar pagando parcelas de uma viagem de uma semana, por exemplo, pelos próximos 10 meses.

Se você se acostumar ao planejamento, esse hábito vai contaminar positivamente outras áreas da sua vida.

Por essa razão, conseguir reservar uma parte do orçamento para o planejamento das férias é o ideal, sem comprometer gastos essenciais e investimentos.

Entrar em contato com agências de viagens com meses de antecedência é uma alternativa interessante para quem gosta de praticidade ou pesquisar os preços de passagens e hospedagens nos mais diversos lugares, para fechar a compra por um bom preço.

Acompanhe nosso canal no youtube

Prepare-se para gastos com passeios e restaurantes

 

Considere a possibilidade de reservar dinheiro para os passeios e os restaurantes.

Também é fundamental guardar uma quantia para pequenas emergências, visto que você estará longe de casa, distante de pessoas próximas, em lugares que poderão não ter acesso à internet”.

Fazer o planejamento junto com a família pode ajudar no processo de organização, e quem tem filhos deve envolvê-los na discussão.

 

Não cometa este erro!

 

O principal erro, quando se trata de viagens de férias, consiste em não se planejar e deixar tudo para a última hora, o que não permite fazer comparação de preços e, consequentemente, buscar alternativas mais baratas.

Quando isso acontece, o preço a ser pago por produtos e serviços será bem mais alto e, muitas vezes, com acesso apenas ao que sobrou. 

No entanto, não se planejar não é impeditivo para a diversão e descanso.

Afinal, um tempo para recarregar as energias e focar em outras áreas da vida é essencial. Quando a pessoa tem noção disso e, por algum motivo de causa maior, não pôde marcar a viagem com antecedência, não tem problema, desde que os custos mais caros não comprometam seu orçamento.

 

Outras dicas importantes antes de viajar

 

Por fim, você poderá ver que é preciso traçar um raciocínio antes de decidir o que é melhor a se fazer.

Será que vale a pena comprometer os próximos 12 meses do orçamento para uma aventura de 5 dias?

Não valeria mais a pena escolher um destino mais próximo de sua residência, com diversão garantida, e manter a mente livre de preocupações financeiras nesse período?

Tente fugir dos destinos da moda, sempre estão mais caros na alta estação.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

1.430 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *