A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Guia gratuito para começar a investir no mercado financeiro de forma simples e segura

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Andrey popov - dreamstime

Resumo– As trilhas (“minha jornada”) são um projeto da nossa iniciativa que traz conteúdo para apoiar quem já consegue poupar e prepara as pessoas para começarem a investir.

 

Guia gratuito para começar a investir com segurança

 

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, desenvolveu um guia gratuito que busca ajudar as pessoas na conquista da liberdade financeira. Trata-se de uma ferramenta que se adapta de acordo com o momento financeiro de cada pessoa. 

Organizar as despesas e ainda ter a capacidade de poupar algum dinheiro todo mês é um sonho de inúmeros brasileiros, mas realidade de poucos no país. Para o especialista, muitos ainda acreditam que é necessário maior entendimento sobre o mercado financeiro. 

“Esse fato contribui para que alguns de nós deixem de investir. Mas com um pouco de dedicação, qualquer um pode se tornar um investidor de maneira simples e segura. Ainda que desconheça a totalidade dos termos técnicos mais comuns do setor, qualquer pessoa pode começar a investir, pois essa decisão tem mais a ver com planejamento do que com o conhecimento em finanças”, pontua João. 

Ainda segundo ele, tudo aquilo que você sonha ou deseja adquirir deve ser percebido como um investimento, logo necessita de um planejamento prévio, com a definição do objetivo a ser conquistado e de acordo com os períodos: de curto, médio e longo prazo.

Acompanhe nosso canal no youtube

Defina seus objetivos e metas

 

Para cada intervalo de tempo, defina um objetivo e comece com metas pequenas, de até dois anos, como quitar uma dívida ou realizar uma viagem, até evoluir para um plano de longo prazo como um plano de aposentadoria. 

  • Defina objetivos/metas a curto, médio e longo prazo: tenha por perto uma lista com os objetivos definidos;
  • Estabeleça um plano de como fará para conquistar o objetivo;
  • Flexibilidade no planejamento no caso da necessidade de uma mudança de rota;
  • Defina qual é o seu foco principal: perguntar onde e como você gostaria de estar nos próximos cinco ou dez anos;
  • Descubra qual é o seu perfil de investidor: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do mercado de capitais no país, exige que as instituições forneçam um formulário aos clientes. Por meio do seu preenchimento, é possível entender o perfil de cada investidor: conservador, moderado e arrojado;
  • Entenda a diferença entre as aplicações: renda fixa: menor risco e maior previsibilidade de retornos ao longo do tempo; e renda variável: maior risco e menor previsibilidade de retornos ao longo do tempo.

 

Caminhando com as próprias pernas

 

“Um ponto digno de nota neste processo passa pela busca de autonomia, onde cada pessoa deve sempre procurar aprender mais sobre o tema para melhorar sua capacidade de decisão”, reforça Victorino. 

Por fim, o especialista recomenda manter a atenção aos impostos e às taxas cobradas no mercado financeiro, pois estes são um dos principais custos ao investidor.

Os impostos são cobrados pelo governo, e a alíquota varia para cada tipo de investimento e também pelo tempo até o resgate.

As taxas, por sua vez (de administração, custódia, corretagem, de carregamento e comissões) são cobradas pelas instituições financeiras privadas, e variam de uma para outra.

 

Minha jornada

 

O projeto Minha jornada: trilhas da liberdade é uma iniciativa do canal ahoradodinheiro. Trata-se de uma ferramenta que se adapta de acordo com o momento financeiro de cada pessoa.

O programa é estruturado em três frentes: a primeira “Tô no vermelho”, indicado aos que gastam mais do recebem; a segunda “Equilibrando as contas”, recomendado para quem possui gastos e rendimentos no mesmo valor; e por fim, a terceira “Já tenho um oxigênio sobrando”, para começar a poupar de forma regular.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

418 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *