A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Guia gratuito para sair do empate em suas finanças!

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: hin255 - Dreamstime

Resumo – O especialista em finanças pessoais, João Victorino, desenvolveu um guia gratuito que busca ajudar as pessoas rumo à liberdade financeira.

 

Atualizando sua rota

 

Com o propósito de ajudar os brasileiros a terem uma melhor relação com o dinheiro, o especialista em finanças pessoais, João Victorino, desenvolveu um guia gratuito que busca ajudar as pessoas rumo à liberdade financeira. Para ele, evitar o endividamento é o primeiro passo para a jornada cuja meta é começar a economizar dinheiro e poupar. 

Não faço dívidas, mas não sobra nada! Sabemos a importância de chegar ao final do mês com os gastos controlados, mas se a tarefa de guardar dinheiro continua sendo muito difícil, esse pode ser um alerta para o estado de falso equilíbrio financeiro.

Segundo João, embora a pessoa esteja operando sem dívidas, este pode ser um cenário que deixa pouca margem de manobra caso ocorra um imprevisto financeiro. “Sabemos que nem tudo pode ser planejado e, por isso, é necessário estar preparado para surpresas indesejáveis”, pontua.

Para João, é preciso identificar quais são seus gargalos financeiros, pois os custos adicionais, aqueles que não estavam planejados, podem comprometer a segurança financeira e, como consequência, pela falta de reserva emergencial, levá-lo ao endividamento.

“É fundamental avaliar, dentro das necessidades, em qual delas é possível economizar. Identifique formas de reduzir despesas com a conta de energia, por exemplo. Evite as tentações das promoções imperdíveis e aprenda a pechinchar”, explica.

Acompanhe nosso canal no youtube

Custos invisíveis: sim, eles existem!

 

Eles estão presentes no dia a dia: no combustível do veículo, no desperdício de alimentos e bebidas e até na hora do lazer. João recomenda que sejam revisados e renegociados os contratos de serviços, como assinaturas de plataformas de streaming (filmes e séries), manutenção de conta corrente, entre outros. 

Quanto aos cartões de crédito, já existem várias opções sem anuidade à disposição de quem quiser – se você tem histórico positivo num cartão de crédito – com certeza conseguirá outro.

De acordo com o especialista, depois da revisão das contas e gastos, sem esquecer da disciplina, será possível começar a poupar e a ter uma reserva de emergência, com um valor suficiente para cobrir os gastos de seis a 12 meses. Esse é o começo de uma relação mais saudável com as finanças.

Por fim, João apresenta a analogia do equilibrista, onde compara esta prática com a árdua tarefa de quem busca equilibrar suas finanças.

“Assim como um equilibrista na corda bamba se esforça muito (tanto física quanto mentalmente) para manter-se em pé, uma pessoa que está buscando o equilíbrio financeiro precisa se mover para compensar movimentos para o lado contrário, além da necessidade de pensar no próximo passo e, ainda, ter de manter a concentração. Por esse motivo, nossas trilhas podem ser um guia importante para ajudar nesta dinâmica.”

 

Minha jornada

 

Os interessados em aprender mais sobre finanças pessoais podem acessar o guia gratuito Minha jornada: trilhas da liberdade, trata-se de uma ferramenta que se adapta de acordo com o momento financeiro de cada pessoa, com conteúdos específicos para ajudar na tarefa de achar as alternativas.

O guia é estruturado em três frentes: a primeira “Tô no vermelho”, indicada aos que gastam mais do recebem; a segunda “Equilibrando as contas”, recomendada para quem possui gastos e rendimentos no mesmo valor e, por fim, a terceira “Já tenho um oxigênio sobrando”, para começar a poupar de forma regular. 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

547 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *