Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Impostos não são a melhor coisa que inventaram, mas não tem como fugir deles

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Foto: Mike Holford – unsplash

 

Resumo Impostos são assunto complicado, de muitas opiniões apaixonadas e críticas. Mas uma coisa é certa: são necessários para pagar pelo custo do Estado, que tem tarefas importantes para a população (vacinação contra a Covid-19 foi custeada pelos impostos que você pagou). Vamos continuar discutindo para melhorar, nosso sistema tem muitas imperfeições. Proteja-se com planejamento pessoal, aproveitando isenções (caso tenha direito – nós ajudamos você a conhecer estes benefícios na página hora de ganhar).

 

Impostos: tão certos quanto a morte

 

Dizem que só existem duas coisas das quais não escapamos jamais: da morte e dos impostos. Acho que as duas são igualmente ferozes.

O sistema tributário de nosso país não é fácil de entender, e com certeza a maioria de nós acha que temos impostos em excesso e tarifas muito altas para pagar.

Além disso, existe sempre uma discussão intensa de que o que pagamos não é revertido de maneira justa em serviços.

Outro debate comum é sobre o quanto de nossos impostos se transforma em pagamento de salários para funcionários públicos – que nem sempre se dedicam no formato que gostaríamos, ou recebem salários acima da média da iniciativa privada, têm muitos cargos com estabilidade vitalícia ou por longos períodos, além de não poderem ser mandados embora, e por aí vai.

Todos estes temas nos possibilitam fazer reflexões importantes, e a discussão a este respeito é ampla e deve continuar. Afinal, o imposto é um dinheiro tirado do cidadão, de uma maneira obrigatória e nem sempre realizada de maneira justa.

 

Imagem: AnastasiaOsipova / shutterstock

 

Como sustentar a máquina pública?

 

Feitas essas ressalvas acima, gostaríamos de reforçar o quanto os impostos são a única forma de pagar pelos custos do Estado. Ou seja, se não fossem os impostos, como a máquina pública, que é necessária, se sustentaria? Criar estatais para prestar serviços, e com os seus lucros ou dividendos pagar pelos gastos públicos, sabemos que isso não dá certo.

Os impostos pagam pela educação pública, pela saúde e por despesas de segurança, que são cruciais para o país.

Apesar de os impostos serem muito ruins de serem pagos, sempre sentirmos que o seu pagamento é muito caro, injusto e desorganizado, temos que fazer a nossa parte e pagá-los.

Sonegar não é uma boa ideia. Mantenha suas contas em dia, guarde os comprovantes, aproveite as isenções que você possa ter (ajudamos você aqui através da nossa área de isenções e gratuidades) e contribua com a sociedade no debate para melhorar os impostos.

Não existe sistema perfeito, mas conversar, criticar, e se posicionar nos ajudará a melhorar essa situação.

 

574 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *