A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Muito além das barras de chocolate: veja 12 formas de economizar na Páscoa

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: maglara - dreamstime

ResumoVeja outras formas de economizar na data, além da tradicional e conhecida troca dos ovos por barras de chocolate.

 

A Páscoa chegou e o valor do chocolate disparou. A variação de preços dos ovos de chocolate, segundo uma pesquisa realizada pelo Procon-SP, chega a 320% entre diferentes lojas.

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, elencou seis conselhos para conseguir gastar menos nesta Páscoa.

 

Confira a lista com as primeiras 6 dicas para economizar na data: 

 

1. Compare os preços: essa vale para todos as ocasiões. É importante que os consumidores façam uma comparação entre os preços em diferentes estabelecimentos, seja em lojas virtuais ou físicas. Em muitos casos, podem haver descontos que valem a pena. 

2. Considere o peso do chocolate: muitos ovos pesam menos e são mais caros do que barras de chocolate, uma saída pode ser comprar barras de chocolate com até o dobro do peso do ovo, gastando menos da metade. 

3. Amigo chocolate em grupo: como no Natal, o amigo chocolate é uma espécie de amigo secreto, onde grupos de amigos ou familiares sorteiam entre si e todos são contemplados da mesma forma. 

4. Fazer os próprios Ovos de Páscoa: essa dica além de econômica, pode criar lembranças e momentos inesquecíveis junto de seus amigos e familiares, sejam filhos, sobrinhos, afilhados, irmãos e outros. 

5. Compras coletivas: muitas vezes, as lojas dão bons descontos para quem compra em grande quantidade. Assim, reunindo algumas pessoas próximas, é possível organizar uma compra grande com ótimos descontos. 

6. Comprar de confeitarias do seu bairro: além de ajudar no trabalho do microempreendedor, por vezes, os ovos de confeiteiras são mais saborosos e possuem mais variedades de tamanhos e sabores, nem sempre encontradas no mercado.

Veja o nosso último vídeo

 

As outras 6 dicas de economia na Páscoa são: 

 

7. Anote todos os gastos do feriado no orçamento mensal: saber para onde vai o dinheiro recebido é uma tarefa essencial para a boa saúde financeira. Inclusive para compras sazonais, que não acontecem todos os meses. Seria interessante deixar um espaço no orçamento para as compras desse período não impactam negativamente as finanças.

8. Planeje-se com antecedência: à medida que nos aproximamos da Páscoa, mais caros costumam ficar os produtos típicos da época. Neste caso, vale a pena largar na frente e iniciar as pesquisas de preços antes da data. Caso esteja em cima da hora, se você tiver paciência de esperar, tente aproveitar as promoções após o feriado.

9. Procure não levar as crianças para a compra dos ovos de Páscoa: geralmente, o excesso de estímulos pode acabar influenciando o comportamento delas, o que, por sua vez, pode resultar em gastos maiores que o previsto. 

10. Produtos licenciados (de personagens) costumam ser mais caros: justamente pela compra dos direitos de imagem, o repasse do custo deste licenciamento também impacta os preços desses produtos.

11. Estabeleça um limite de gastos para a data: medida importante para manter os pés no chão e não gerar arrependimento por ter gasto mais do que deveria.

12. Para além dos chocolates: se possível, busque fazer um planejamento também para a hora do almoço.  Por conta da alta demanda de pescados para a data, pode valer a pena pesquisar preços, encontrar alternativas que possam substituir o bacalhau e, ainda, buscar o trabalho de pequenos produtores.

O especialista destaca que os Ovos de Páscoa vêm com preços crescentes há tempos e não foi diferente do ano passado para este. “Segundo a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados) os Ovos de Páscoa estão até 18% mais caros este ano se comparados a 2022.

O motivo, segundo a pesquisa, foi o repasse dos custos de produção e a alta nos insumos. Isso acaba pesando muito no bolso do consumidor, que pode economizar seguindo as dicas acima”, finaliza João.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

Fonte

  • Procon-SP
397 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *