A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

O primeiro investimento é em você

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

santi vedri / unsplash

 

Resumo – Qual é o melhor investimento do momento? Onde posso ter a maior rentabilidade? Antes de conseguir ser capaz de analisar estes fatores, é fundamental investir em conhecimento. Só assim o seu patrimônio crescerá com segurança ao longo do tempo.

 

O que fazer antes de decidir onde colocar seu dinheiro?

 

Antes de pensarmos em fazer qualquer coisa com o nosso dinheiro, o primeiro passo é estudar, aprender sobre o mercado financeiro e como administrar suas finanças. Esse é o melhor investimento que você pode fazer e continuar fazendo ao longo dos anos; afinal, ninguém é melhor do que você para cuidar do próprio dinheiro, porque é você quem sabe de suas necessidades e dificuldades pessoais, de seus objetivos, do seu perfil de consumo, dos seus sonhos e planejamentos futuros, etc.

Mas para que isso seja feito de forma estratégica, é necessário dedicar uma parcela de tempo para se educar.

Eu sou um fã de leitura, adoro ler sobre vários assuntos, adoro estar sempre atualizado e tem alguns assuntos que eu tenho especial interesse; entre eles finanças e, claro, planejamento financeiro. Com a internet e com a facilidade do acesso à informação, está cada vez mais fácil encontrar bons conteúdos sobre o mercado financeiro: especialistas e pessoas bem experientes compartilham seus conhecimentos nos mais diferentes canais, blogs, sites de instituições financeiras e órgãos governamentais se dedicam para levar conhecimento sobre os mais diferentes temas do mercado.

Hoje, você consegue aprender o suficiente para organizar sua vida financeira e aprender a investir pelo formato que você preferir, seja por texto, vídeo ou podcast. Não é mais necessário entrar em uma faculdade para se especializar no assunto, ou pagar cursos caríssimos para cuidar do seu dinheiro com sabedoria.

 

Como buscar informação de qualidade?

 

Mas é preciso cuidado com a democratização da informação, porque com a possibilidade de divulgar qualquer coisa nas redes, também são difundidos muitos conhecimentos errados por pessoas sem experiência; tem muita dica milagrosa de dinheiro fácil, muita técnica prometendo deixar você rico e é nesse momento que devemos ter sensatez para não acreditar em qualquer coisa.

A primeira coisa a fazer é sempre buscar esses conhecimentos em sites oficiais, de renome, que são assinados por profissionais e que têm fontes reais. Sempre cheque os conteúdos em mais de um lugar e saiba separar opinião de informação concreta.

Como no Brasil não temos educação financeira nas escolas (1), a própria pessoa tem que ir atrás e se educar. É como num self-service: há diversos restaurantes por quilo, inclusive aqueles que servem comida de baixa qualidade e que podem trazer prejuízos para a saúde depois.

Assim, aqui oferecemos informações sobre os vários temas que compõem a educação financeira e o/a leitor/a escolhe aquilo que mais lhe interessa, e depois pode se servir mais e provar outras coisas. E garantimos que o que servimos aqui tem qualidade.

O nosso portal ahoradodinheiro se preocupa com a informação, nosso objetivo é ser um explicador financeiro que facilita o entendimento e empodera as pessoas para terem uma vida financeira organizada e independente; queremos ajudar as pessoas a refletirem e pensarem por elas mesmas para fazerem as melhores e mais acertadas escolhas. Não acreditamos em atalhos e dicas de enriquecimento fácil.

 

Você é a pessoa que melhor entende sua situação

 

O ideal é você não terceirizar a administração do seu dinheiro. Tem muita gente que fala que o melhor é colocar o dinheiro na mão de algum gestor que sabe mais, mas será que é um bom caminho?

Nós temos dúvida sobre isso.

Isso pode ser muito arriscado: a pessoa pode errar e aí, já era. Com você também existirá a possibilidade de erros, mas se você se preparar antes, estudar, conhecer, aposto que tomará boas decisões e isso te proporcionará uma vida financeira melhor.

O que nós acreditamos realmente é que você é o melhor gestor do seu dinheiro, só você sabe o quanto custou para você guardar aquele recurso, quanto de trabalho foi necessário, o quanto você teve que reduzir as suas despesas para guardar aquela quantia.

Então, o melhor caminho para a evolução financeira é buscar sua própria evolução de conhecimento financeiro. Você mesmo aprender sobre os produtos, como funciona o mercado, como é que funcionam as taxas, como que é remunerado o dinheiro, sobre os riscos e garantias. Risco é um dos temas mais importantes em finanças e fundamental para entender e fazer investimentos.

Não estamos aqui dizendo que você precisa se transformar em um expert, mas se você quer que o seu dinheiro seja bem cuidado e bem aplicado, você precisa estudar um pouco; tem que separar um tempo no final de semana ou um tempinho a noite pra você parar, ler e se atualizar. Isso é tarefa sua, não deve ser transferida para outras pessoas fazerem.

E aqui, compilamos diversas informações para que o caminho da educação financeira, para você passar a ter uma tranquilidade nas finanças, dependa só de você e da tua dedicação.

Então mãos à obra! Prepare-se para você ser o/a protagonista e responsável pela sua liberdade financeira. Quando já estiver nesse caminho, vai perceber aos pouquinhos que, conforme você vai aprendendo mais, vai ganhando mais confiança e vai ganhando mais experiência. Vai chegar a hora em que você vai ficar craque no assunto, acredite nisso.

E estamos aqui para te ajudar nesta jornada.

 

Fonte

 

(1)  A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinava que todas as escolas públicas deveriam implantar educação financeira como tema transversal para o Ensino Fundamental a partir de 2020, mas, com a pandemia do Corona Vírus, provavelmente deve demorar mais para acontecer.

616 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *