A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Você e a rainha Elizabeth II

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Foto: Alessia Pierdomenico / shutterstock

 

Resumo: Você conhece a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II? Ela é uma das mulheres mais importantes do mundo. É a soberana com o reinado mais longo e ainda em atividade. Essa importante senhora também pode te ajudar nas finanças. Não acredita ? continue a leitura e veja como 

 

Neste ano, comemoram-se os 70 anos da coroação da Rainha Elizabeth II no Reino Unido. 

No dia 2 de junho de 1953, aos 25 anos de idade, a rainha foi coroada após a morte de seu pai, o Rei George VI, assumindo o título de Chefe de Estado.

A rainha é uma das pessoas mais conhecidas do mundo, principalmente pela sua importância para o Reino Unido.

Ela é a Rainha de 4 países que compõem o Reino Unido: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, além da Comunidade de Territórios Ultramarinos (Commonwealth), da qual Canadá, Nova Zelândia e Austrália fazem parte.

É um arranjo um tanto complicado e não vamos tomar seu tempo explicando isso, nosso foco vai ser nas finanças da rainha.

 

Panorama geral das finanças da rainha

A Rainha é dona de uma fortuna calculada em 450 milhões de dólares (segundo a revista Forbes). Pode ser um exagero, mas não restam dúvidas de que ela é uma pessoa muito rica. 

As obras de arte e as jóias da coroa, bem como os palácios  (à exceção do Palácio de Sandringham e do Castelo de Balmoral) não são propriedade da Rainha, pois pertencem ao Reino Unido e, portanto, ela tem o compromisso de conservá-los,  podendo usufruir deles.

Mesmo que tenhamos posses bem mais modestas do que essa simpática velhinha, podemos tirar algumas lições da vida dela e, eventualmente, aplicá-las em nossas vidas. 

Temos 3 aspectos que achamos interessante para você avaliar:

 

Moradia

A Rainha mora na mesma casa desde que nasceu. O investimento que realizamos para a compra ou aluguel de uma residência, muitas vezes, ocupa uma parcela muito grande do nosso orçamento. Possuir uma casa, que é o sonho de muitos brasileiros, muitas vezes será o maior investimento que a pessoa poderá ter na vida. 

Nos outros países, essa lógica se repete. O valor de um imóvel é sempre muito alto. Pedaços de terra que possam ser habitados são caros em praticamente todos os lugares. 

As despesas e taxas inerentes a venda e compra de imóveis também são caras. No Brasil, o ITBI está por volta de 2% a 3% do valor do imóvel. Permanecer morando na mesma residência pode evitar muitos custos de compra de outro imóvel, mudança, adaptação ,etc. 

Vale ressaltar que aqui só estamos analisando aspectos financeiros. Existem ainda outros custos embutidos nessa operação – a quantidade de visitas a imóveis, comprar mais mobília, fazer manutenção na casa que você vai vender, etc. 

Então, permanecer morando na mesma casa o máximo de tempo possível é uma boa decisão do ponto de vista financeiro.

 

Hábitos Saudáveis

A Rainha Elizabeth II adora caminhadas e mantém uma rotina de alimentação saudável. As notícias dão conta de que sua majestade tem suas refeições com alimentos variados, incluindo saladas – e não é muito chegada a doces. Outra rotina interessante dela é o acompanhamento médico periódico .

Cuidar da própria saúde com dedicação é uma decisão que também afetará positivamente sua vida financeira. Manter-se em dia com sua saúde vai fazer você ficar longe das despesas com remédios, clínicas e hospitais, sem contar a melhor qualidade de vida e o menor tempo gasto em processos de recuperação. 

Uma hospitalização em CTI de hospitais de primeira linha pode destruir a vida financeira de uma família que não tenha plano de saúde para cobrir essa demanda.

 

Investimento em imóveis e outros títulos

A rainha Elizabeth II tem uma situação financeira atípica (por conta de sua situação de monarca do Reino Unido). Apesar da família não ser dona de todas as propriedades que ocupa – que são de posse do Estado, existem imóveis do Estado que geram renda para uso da monarquia. Esses são os principais fundos que sustentam a rainha e sua família.

Você já sabe que não vai conseguir esse benefício que a Rainha tem, mas saiba que diversificar seus investimentos será uma ótima ideia (que já foi provada de várias formas e por vários estudos). 

A diversificação é uma das melhores maneiras de proteger seu patrimônio. Afinal, deixar todo o seu dinheiro num tipo só de investimento pode ser arriscado, não importa que você tenha 100% de certeza de que aquele é o melhor investimento que existe… e isso é impossível. 

Outra coisa: se você estiver errado nesse investimento e ele tiver rentabilidade real negativa (ou seja, seu investimento perder para a taxa de inflação)? Como você fica?

Por isso, a diversificação é uma maneira de ter seu patrimônio protegido pela rentabilidade de diferentes ativos.

Para saber como diversificar, teremos mais textos aqui na plataforma ahoradodinheiro 

 


 

Neste vídeo (gravado antes da notícia do falecimento da Rainha), João Victorino – idealizador do projeto ahoradodinheiro – apresenta algumas relações da Rainha Elizabeth com os investimentos.

Vale a pena conferir!

 

 

429 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *