Manual de sobrevivência financeira na Black Friday

Quais são as principais orientações de especialistas na hora de fazer uma compra na black friday? Confira 5 dicas para usar melhor o seu dinheiro nesta data.

Manual de sobrevivência financeira na Black Friday

2 min para ler
Foto: Alex Shadyuk - Depositphotos

Resumo – Quais são as principais orientações de especialistas na hora de fazer uma compra na black friday? Confira 5 dicas para usar melhor o seu dinheiro nesta data.

 

O perfil do consimidor brasileiro na black friday

 

O que levar em consideração na hora de comprar produtos na black friday e, ao mesmo tempo, otimizar gastos?

Listo abaixo cinco dicas na hora de aproveitar as promoções da Black Friday, como, por exemplo evitar ultrapassar o limite de crédito.

É importante utilizar a Black Friday como uma ferramenta para economizar dinheiro, e não triplicar seus gastos, por exemplo.

Por isso, uma boa programação para aproveitar as promoções, como pesquisar os preços antes e listar o que é realmente necessário pode ajudar na adequada administração do orçamento.

Assim, as festividades do final do ano serão mais leves.

 

Confira as cinco dicas para aproveitar as promoções da black friday:

 

1. Crie uma lista com os itens que você precisa adquirir. Essa lista vai ajudar a centralizar suas compras, evitando a compra de itens a mais e desnecessários.

2. Compare os preços. A comparação é necessária para não adquirir os itens desejados pela “metade do dobro”.

3. Evite ultrapassar seu limite de crédito. Use crédito ou financiamento com muito cuidado. O ideal é não necessitar destas alternativas. Mas, se você tiver um controle muito bom das suas contas, avalie as melhores taxas ou use o parcelado sem juros do cartão de crédito.

4. Defina um dia e horário para efetuar suas compras. Realize-as em um horário em que você esteja descansado, pois só assim conseguirá seguir sua lista de compras corretamente, evitando estourar o orçamento estipulado.

5. Utilize a Black Friday para as compras de Natal. Inclua os presentes fixos de Natal, como dos filhos e companheiros, na lista de compras da Black Friday. Dessa forma, você garante preços melhores e uma maior economia nos presentes de Natal.

 

Veja também:

8 maneiras de proteger seus aplicativos de banco

Sai de mim, tentação!

Cuidado com os descontroles

O décimo terceiro chegou. O que fazer com o valor?

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais com ampla experiência no mundo corporativo, liderando unidades de negócios, equipes e transformado estratégia em prática por todas as empresas em que trabalhou. Liderou grandes negociações com instituições financeiras de grande porte, com impacto de bilhões de reais em faturamento e receita.

Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA – USP, professor de MBA do IBMEC, colunista da Investing.com, entre outras atividades.

Empreendeu em várias empresas como investidor, em paralelo com a vida executiva, e aprendeu com sucessos e fracassos nesse segmento.

Entendeu e aplicou a importância de ter equilíbrio financeiro ao longo de mais de 30 anos de investimentos em vários setores, com amplo sucesso. Fez 1 milhão de reais de patrimônio antes dos 30 anos de idade, e hoje divide esses aprendizados.

Para isso, criou e lidera a iniciativa A hora do dinheiro, com uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Posts Recentes

Mercado primário e secundário: entenda onde seus investimentos “nascem” e onde são negociados
O que é rating e por que ele importa para o investidor?
Como investir em debêntures no Brasil: aprenda em 5 passos
Tipos de debêntures: simples, incentivadas e conversíveis