A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Pague a você primeiro

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

L.O.N. dsrl camera / shutterstock

 

Resumo: Água, luz, telefone, internet, aluguel, condomínio, gás, mercado, IPTU, prestações, boletos, parcelas do financiamento… Ufa! Depois de tantas obrigações, pode ser difícil sobrar algum dinheiro para investirmos em nosso futuro. Pensando nisso, a seguir, compartilhamos com você dicas que podem ajudar você a conseguir poupar todos os meses.

 

Como criar o hábito de poupar?

 

Como já dissemos neste texto, mais importante do que o valor que você consegue guardar com certa frequência, criar o hábito de poupar e começar a pensar nisso como uma despesa a mais é ainda mais valioso. Isso faz com que o aporte entre no planejamento de forma constante, repetindo esse gasto (que na verdade é um investimento no objetivo que você definiu) na rotina.

Porém, por saber que aquele valor não será usado agora, caímos na tentação e gastamos com alguma outra coisa que acreditamos ser mais urgente. O problema é que, muitas vezes, essa outra coisa não é tão necessária, e gastar com ela não só significa estar um passo mais longe do nosso objetivo, mas também significa não se enxergar como prioridade.

Por isso, o truque é: antes mesmo dos outros gastos essenciais (como conta de luz, alimentação, gás), é aconselhável “pagarmos a nós mesmos” o valor que decidimos e já guardarmos esse dinheiro. Depois disso, pagamos as obrigações e, com o que sobrar, podemos gastar com coisas que queremos e que não são tão urgentes.

 

Transferências programadas

 

E para evitar a “tentação” e ajudar a criar esse hábito, muitos bancos já fazem essa transferência para você assim que o salário cai na conta, quase como um débito automático. Desse jeito, você acaba gastando só o que sobra lá.

Mas atenção: justamente por ser uma transferência automática que você não vai ver, é importante sentar e fazer as contas, definir um valor que caiba no seu orçamento e confirmar a data em que essa transação será realizada, antes de fazer qualquer outra coisa. Isso se chama poupança programada.

Quase todos os bancos oferecem esse serviço, só precisa ter uma conta corrente e uma conta poupança. Os nomes mudam conforme a instituição, então tem que prestar atenção se for acionar via aplicativo. Mas se você for até a agência e perguntar sobre “poupança programada”, eles vão saber do que você está falando e vão poder te ajudar.

380 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *