A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Artistas famosos que passaram por dificuldades financeiras – Rembrandt

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Dreamstime - Annavee

Resumo – O mundo das artes pode ser cheio de fama e glamour. E mesmo entre aqueles que atingem o sucesso, as adversidades podem mudar o curso de suas vidas. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre Rembrandt, o mais importante pintor holandês. 

 

Espelhos da alma

 

Sabemos que o mundo das artes, por ser mais subjetivo aos olhares e sentimentos de cada pessoa, apresenta seus desafios próprios para quem deseja construir uma carreira profissional.

Antigamente, o sonho de muitos deles era contar com o apoio de um mecenas, isto é, uma figura influente da sociedade e com recursos para patrocinar seu trabalho. 

Hoje, a capacidade de divulgar os trabalhos ganhou amplitude e capilaridade com a internet. Mas ainda assim, muita gente não consegue tornar esta atividade a sua renda principal, dada a forte concorrência e os altos custos com materiais.

Rembrandt - O Festim de Baltazar (1635)

Aprender com os erros (e as dificuldades) dos outros

 

Vamos olhar para a vida de um pintor que mudou a história da arte. Ele também passou por inúmeras adversidades em sua história, assim como muitos de nós enfrentamos desafios imensos.

Mas precisamos encontrar uma lição e extrair aprendizados de suas lutas.

Vamos começar por Rembrandt, seguido por Van Gogh e Aleijadinho nas próximas publicações da série. Boa leitura!

Acompanhe nosso canal no youtube

Rembrandt van Rijn: O Pioneiro da Pintura Barroca

 

Rembrandt van Rijn, nascido em 1606 na Holanda, é um dos pintores mais importantes da história da arte, conhecido por sua habilidade excepcional em retratar luz e sombra, além de expressar emoções profundas em suas obras. 

Produziu uma vasta quantidade de pinturas, gravuras e desenhos, criando algumas das imagens mais icônicas da arte ocidental. Seu atelier era grande e próspero, mas sua vida foi marcada por tragédias, incluindo a morte precoce de três filhos e da esposa. 

Seu estilo de vida extravagante levou a dificuldades financeiras, agravadas por um escândalo envolvendo a babá de seu filho. Isso resultou na diminuição das encomendas e na perda de propriedades. Apesar disso, Rembrandt continuou a produzir obras de grande qualidade artística, tornando-se um dos artistas mais influentes de todos os tempos.

Rembrandt - Tempestade no Mar da Galileia (1633)

Erros que não devemos repetir

 

Ao refletir sobre a vida desse grande artista, percebemos alguns pontos que podem nos trazer reflexões importantes em relação à vida de qualquer pessoa, principalmente nos aspectos financeiros.

Rembrandt ganhava muito dinheiro, mas também gastava muito em sua extravagância. Para você ter sucesso em sua vida financeira, existe um conselho já repetido à exaustão, mas que segue sendo negligenciado.

Gaste menos do que você ganha. Faça seu dinheiro sobrar. O grande artista holandês sofreu com dificuldades financeiras, mesmo ganhando bem por não seguir essa prática. 

Outro ponto importante que podemos conectar com o primeiro, é se cercar de pessoas de sua confiança que possam ajudá-lo a cuidar de seu patrimônio, caso você não se dedique a isso. 

Provavelmente Rembrandt não gostava de tratar do tema dinheiro, é muito comum artistas não terem paciência com o tema e, neste caso, buscar ajuda profissional de qualidade e confiança é muito importante.

Um escândalo pode abalar sua reputação, como foi o caso de Rembrandt. 

Para evitar casos do tipo, é essencial priorizar não apenas o sucesso profissional, mas também o cuidado com o bem-estar pessoal, emocional e financeiro próprio (e daqueles próximos a você). 

Ao adotar uma abordagem equilibrada e consciente em relação ao dinheiro e ao bem-estar, podemos criar um futuro mais estável e gratificante para nós mesmos e para aqueles ao nosso redor.

Rembrandt - Flora, 1634

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

65 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *