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Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua em Guarulhos – SP

 

O que é?

Serviço técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

 

Quem tem direito?

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Quando é necessário?

Situações em que jovens, adultos, idosos e famílias utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

Processo

Formas de Atendimento: através dos encaminhamentos:

  • Do Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • De outros serviços socioassistenciais;
  • Das demais políticas públicas setoriais e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; e,
  • Demanda espontânea.

Local: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

  • CENTRO POP I Rua Salvador Gorgone, 3 – Vila Progresso Fone: 2087-4250 – email: gopouvac entropop@gmail.com
  • Período de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações complementares:

  1. Prioridade de Atendimento: por se tratarem de situações de violações de direitos, seguem a legislação pertinente: crianças e adolescentes (prioridade absoluta), gestantes, nutrizes, pessoas com deficiência e idosos (prioridade para pessoas acima de 80 anos)
  2. Prazo máximo para a prestação do serviço: por se tratarem de situações de violação de direitos, não há tempo preestabelecido para o respectivo acompanhamento, tendo como objetivo a superação da situação vivenciada e inserção nos demais serviços de política públicas setorias, de acordo com a demanda apresentada pelo núcleo familiar.
  3. Locais e formas para o usuário apresentar manifestações sobre a prestação de serviço: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.

 

Documentos necessários

  • Documento de Identificação pessoal

 

Fonte

Prefeitura Municipal de Guarulhos – SP