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O que a Inteligência Artificial já trouxe para o setor financeiro?

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Dreamstime - Andrea Catarsi

Resumo – Veja quais foram algumas das mudanças trazidas pela chegada da IA (e que já estão entre nós)

 

Atualmente, a inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade, independentemente da área em que esteja sendo implementada. 

E quando se trata do setor financeiro, a IA tem desempenhado um papel bastante significativo e sua aplicação vem evoluindo ao longo dos anos. 

 

Algumas das aplicações práticas da IA no setor financeiro

 

A IA já atua em diversas tarefas do setor financeiro, como análise de dados, que incluem as transações e histórico de clientes.

Além disso, a IA utiliza algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning – um subcampo da ciência da computação que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões) para identificar parâmetros dos dados. 

Esses algoritmos (conjunto de instruções e regras que um programa de computador possui para executar suas funções) podem prever tendências de mercado, riscos de crédito, fraudes e até otimizar estratégias de investimento.

Outro ponto de destaque é a introdução do Processamento de Linguagem Natural (PLN – uma subárea da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística, que estuda os problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas naturais)

Para interações com clientes e análise de notícias financeiras, a IA usa técnicas de PLN para compreender e gerar texto. Isso é útil para chatbots, análise de sentimentos e tradução de documentos financeiros.

 

Ela está no meio de nós! (e há mais tempo que imaginamos)

 

Pode parecer que isso tudo é novidade, mas não é. A Inteligência Artificial já é largamente utilizada em ferramentas de prevenção a fraudes e de análise de transações arriscadas nas empresas de meios de pagamento (cartões de crédito) e também em bancos com operações de crédito ao varejo. 

A novidade é que essas soluções vão agora estar à disposição das pessoas comuns, como eu e você. Mas não se engane, as grandes corporações estão sempre à frente, dada a capacidade de investimento em tecnologias de ponta.

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O que está por vir no setor financeiro com a chegada da IA?

 

Com a chegada desses grandes avanços tecnológicos, a tendência é que as pessoas fiquem mais empolgadas em se planejar financeiramente com a IA. Isso acontece porque fica mais claro enxergar o panorama geral de suas finanças pessoais e verificar as suas projeções de gastos, recebimentos e atingimento de objetivos de acordo com cada situação particular.

No entanto, é fundamental monitorar os riscos da introdução desta ferramenta, sabendo dosar seus prós e os contras. 

A inteligência artificial enfrenta desafios no setor financeiro, como questões de segurança e ética, especialmente quando se trata de tomar decisões críticas em nome dos clientes. A regulamentação desempenha papel importante na governança dessas tecnologias para garantir responsabilidade e transparência.

 

Veja as 5 mudanças mais significativas que a IA trouxe para o setor financeiro:

 

  • Análise de dados mais precisa: a IA permite a análise de grandes volumes de dados financeiros em tempo real, identificando padrões e tendências que seriam difíceis de detectar manualmente. Isso ajuda na tomada de decisões.
  • Automatização de tarefas repetitivas: a IA pode automatizar tarefas rotineiras, como processamento de documentos, verificação de conformidade e conciliação de transações, economizando tempo e reduzindo erros.
  • Melhoria na detecção de fraudes: os algoritmos de IA são eficazes na detecção de atividades fraudulentas, analisando padrões de transações e comportamentos suspeitos em tempo real, protegendo as instituições financeiras e os consumidores.
  • Gestão de risco aprimorada: a IA é usada para avaliar e gerenciar riscos financeiros, calculando modelos de risco de crédito e identificando potenciais ameaças aos investimentos.
  • Aprimoramento do atendimento ao cliente: chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA estão sendo usados para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, respondendo a perguntas e auxiliando em transações financeiras.

 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

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