A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

12 maneiras de evitar o desperdício de comidas e bebidas

Sumário

6 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

speedkingz / shutterstock

 

Resumo – Você está sempre jogando fora a comida que estragou? Estima-se que a reorientação de rotulagem de alimentos poderia economizar 1 bilhão de libras por ano aos compradores do Reino Unido, prolongando a vida útil dos alimentos e impedindo que itens comestíveis fossem jogados fora. Então, se você tem o hábito de esvaziar sua geladeira na lixeira, temos 12 dicas para ajudar a parar de jogar comida (e dinheiro) fora.

 

Estamos falando aqui sobre acabar com o desperdício evitável de alimentos, mas é claro que é crucial garantir que você só coma sobras mais velhas quando for seguro fazê-lo.

Os consumidores podem usar dicas sensoriais para determinar se o alimento é adequado para comer, seja procurando por mofo visível no pão, provando para ver se biscoitos ou batatas fritas estão obsoletos ou cheirando alguns produtos lácteos (com datas de validade) para ver se eles azedaram.”

Portanto, antes de tentar qualquer uma das seguintes dicas, certifique-se de que a comida é segura para comer e não ignore as datas de validade do tipo “consumir até uma data determinada” – em oposição às datas de validade “consumir em até um limite de dias após aberto” – mesmo que a comida pareça e cheire bem. Agora vamos começar…

 

1. Verifique se você está mantendo a comida CERTA na geladeira

 

É uma fonte de muito debate, mas a instituição de caridade Programa de Ação sobre Resíduos e Recursos (Waste and Resources Action Program – WRAP), que conhece suas cebolas quando se trata de desperdício de alimentos, dá este conselho sobre como armazenar alimentos diferentes para mantê-los frescos pelo maior tempo possível:

O que DEVE ir na geladeira

  • Ovos – mantidos em sua caixa.
  • Laranjas.
  • A maioria das outras frutas e legumes – embora haja exceções importantes abaixo.

O que NÃO DEVE ir para a geladeira

  • Batatas – armazene-as em local fresco e seco, longe da luz solar direta, na embalagem original.
  • Bananas – armazene-as em local fresco e seco, em sua embalagem original se vendida em saco.
  • Cebolas – armazene-as em local fresco e seco, longe da luz solar direta, em sua embalagem original se vendida em um saco.
  • Abacaxi – armazene-o em local fresco e seco.
  • Pão – guarde em local fresco e seco, longe da luz solar direta e, uma vez aberto, feche o saco para mantê-lo fresco por mais tempo.

Quando se trata de tomates e maçãs, a WRAP sugere mantê-las na geladeira. No entanto, outros (incluindo o aplicativo de desperdício de alimentos Olio) sugerem que é melhor mantê-los fora da geladeira.

 

2. Use um localizador de receitas de sobras de comida para esvaziar sua geladeira

 

O sitReceitas sem fronteiras permite pesquisar receitas de vários sites de culinária selecionando os ingredientes que você precisa usar. 

Você pode até encontrar receitas que fazem uso de itens que você normalmente jogaria fora ou compostaria – como casca de batata. As receitas incluem:

  • Ovos
  • Sobras de mingau e muffins de cranberry (uva-do-monte, oxicoco, arando)
  • Sopa de casca de batata
  • Sopa de frango assado com sobras grossas

 

3. Tenha uma seção “coma primeiro”

 

Parece óbvio, mas um pouco de organização na sua geladeira pode ajudar bastante. Organize os alimentos e priorize aqueles que estão mais próximos de expirar.

Isso deve garantir que você não deixe nada esquecido na parte de trás que acabaria indo parar na lixeira.

 

4. Faça um plano de refeições (e cumpra-o)

 

Você pode evitar muito desperdício de alimentos simplesmente comprando apenas os ingredientes necessários para suas refeições a cada semana. Para ajudar, os econômicos “Poupadores à moda antiga” (MoneySaving Old-Stylers) em nosso fórum reuniram planejadores de menu de vários níveis de economia para copiar e baixar. 

Além disso, confira nosso blog Faça cinco jantares para quatro pessoas, por R$ 134, para se inspirar.

 

5. Transforme pão amanhecido em torradas, croutons (cubinhos de pão torrado), pudim de pão e muito mais

 

Se você tiver pão amanhecido, há uma série de receitas que você pode usar para transformá-lo em algo saboroso. Tente transformá-lo em:

  • Torrada francesa
  • Croutons
  • Molho de pão
  • Pudim de pão
  • Outra possibilidade: pudim de pão e manteiga
  • Outra pedida: pudim de verão

O participante do fórum crazytree disse: “Finalmente consegui usar todo o pão dormido… Eu tenho um pudim de pão grande e um pequeno. Muito saboroso com sorvete de pudim. Vai servir para almoços embalados esta semana também.”

Novamente, é importante enfatizar aqui que estamos falando de pão velho, não em decomposição. A agência de normas sanitárias Food Standards Agency diz: “O pão deve ser seguro para consumir após a data de vencimento, mas os consumidores não devem comer pão mofado”.

 

6. Transforme bananas velhas em milkshakes, pão de banana, banana pops e muito mais

 

Se suas bananas viraram para o lado escuro, tente adicioná-las a estas receitas para torná-las mais apetitosas:

  • Pão de banana
  • Pudim de banana e manteiga
  • Banana de chocolate congelada
  • Milk-shake de banana
  • Sorvete instantâneo de banana

O usuário identificado como Hev disse: “Eu tinha meia dúzia de bananas muito maduras, então fiz pão de banana e muffins de banana – eu tinha esquecido como são gostosos”.

E Primrose tem outra sugestão: “Se você tem bananas ligeiramente maduras e está tentando usá-las em uma salada de frutas, um pouco de suco de limão as tornará muito mais saborosas”.

 

7. Guarde o pão no congelador para mantê-lo fresco por mais tempo

 

Para evitar que o pão fique velho, coloque-o no freezer no mesmo dia em que você o comprou. Em seguida, retire algumas fatias de cada vez para torradas ou sanduíches. (Se você comprar pães sem fatias, corte-os antes de congelar.)

Se você estiver preparando lanches para o trabalho ou para a escola, não deixe o descongelamento do pão atrasá-lo. Você pode prepará-los enquanto o pão ainda está congelado e o descongelamento ocorrerá naturalmente até a hora do almoço. E não se preocupe, embora possa parecer potencialmente confuso se você nunca experimentou antes, não há excesso de água envolvido – as fatias apenas descongelarão para se tornarem pão normal.

 

8. Congele fatias de limão e use-as em bebidas

 

Se você usar apenas parte de um limão ou lima para uma receita, NÃO deixe o resto na geladeira para murchar lentamente. Fatie-o ou corte-o em fatias e coloque-o no congelador para usar como uma alternativa frutada aos cubos de gelo.

Para garantir que não grudem, separe as fatias colocando-as em bandejas de cubos de gelo e, em seguida, mova-as para um saco de congelamento depois de congeladas.

Participante LameWolf usa este truque: “Prefiro uma fatia de limão no meu chá em vez de leite, e sempre mantenho as fatias de limão no freezer para esse fim”.

 

9. Não jogue fora os talos de brócolis – eles podem ter o mesmo sabor

 

Você sabia que pode comer o caule do brócolis? Um número surpreendente de pessoas joga fora, mas se você aparar a camada externa dura e cozinhar o caule com o restante dos brócolis, o caule pode ter um sabor tão bom (se não melhor).

 

10. Congele ervas, caldo, iogurte e até chá em bandejas de cubos de gelo para bebidas, sopas e molhos

 

Pode-se evitar o desperdício de muitos alimentos e bebidas congelando-os em bandejas de cubos de gelo. Eles ficam, dessa forma, em porções convenientes para você adicionar à sua cozinha (ou usar em outra bebida).

  • Caldo, vinho ou ervas – adicione a sopas, ensopados, molhos ou molhos.
  • Suco de frutas ou frutas – adicione aos smoothies ou use como cubos de gelo aromatizados em bebidas.
  • Iogurte – adicione a smoothies ou caril.
  • Leite / creme de coco – adicione a caril ou molhos.
  • Chá e café – adicione ao chá ou café gelado em vez de cubos de gelo.

Se você estiver congelando ervas, alguns participantes do fórum recomendam adicionar azeite de oliva à sua bandeja de cubos de gelo – outros dizem que adicionam água.

 

11. Faça picolés ou smoothies com sobras de frutas, iogurte, suco de frutas

 

Se você possui uma batedeira (ou liquidificador), saberá que é uma ótima maneira de usar todos os tipos de coisas – incluindo frutas, iogurte, leite, sorvete, suco de frutas e limonada.

Mas outra opção é fazer picolés caseiros para aproveitar essas sobras. Você só precisará de alguns moldes de sorvete e um freezer, e poderá criar várias combinações diferentes, de picolés de frutas a picolés de iogurte.

Experimente estas receitas da BBC Good Food para começar.

 

12. Faça a quantidade perfeita de macarrão e arroz todas as vezes

 

Use esses truques de medição para evitar desperdiçar arroz e macarrão sempre que os cozinhar. Você pode precisar ajustar ligeiramente a quantidade, dependendo do apetite de sua família, mas eles devem lhe dar um bom ponto de partida.

  • Arroz – meça um quarto de caneca de arroz cru por pessoa (pode não parecer suficiente, mas essa é a porção sugerida pelo fórum Love Food Hate Waste – não esqueça que vai inchar durante o cozimento).
  • Massa – use seu prato ou tigela para medir cada porção de massa crua – certifique-se de que não esteja muito cheia, pois a massa se expandirá durante o cozimento.
  • Espaguete – se você não possui um medidor de espaguete real, pegue um pacote de espaguete seco com o mesmo diâmetro de uma moeda de 10 centavos – deve ser suficiente para duas porções.

 

Tem alguma outra dica para evitar o desperdício de alimentos? Adicione-os nos comentários abaixo.

 

Kelvin Goodson | Editado por Steve Nowottny
Atualizado em 4 de março de 2022
Traduzido por ahoradodinheiro

 

Atualização 7 de março de 2022: este blog foi publicado pela primeira vez em janeiro de 2018, mas os princípios permanecem os mesmos.

 

Fonte

moneysavingexpert

419 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *