Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Ajuste as expectativas

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Kirin Khotcharak / shutterstock

 

Resumo Quem nunca sonhou alto na vida que atire a primeira pedra! Todos nós já fizemos planos de melhorar nosso padrão de vida, seja pela conquista de um novo emprego, seja pela chance de se poder mudar de cidade, ou mesmo de país. O fato é que o acaso tem um papel preponderante em nossas vidas, e reconhecer isso não é o mesmo que renunciar ao planejamento. É fundamental estarmos preparados às mudanças e ter, ao menos, um pé no chão. Boa leitura!

 

Sonhaldo alto

 

Eu me lembro de uma amiga da faculdade que tinha grandes sonhos. Ela queria, assim que concluísse o curso, montar um grande restaurante, uma pousada e uma clínica veterinária.

Queria casar com um cara que fosse o mais legal, bonito e bem-humorado do mundo.

Queria ter muitos filhos, que iriam estudar no exterior, que saberiam tocar um ou dois instrumentos musicais.

Ela também queria construir uma bela casa, com piscina, sauna, muita área verde e outras amenidades.

Ela sempre foi muito ativa, energética mesmo, e de uma inteligência admirável.

Eu realmente acreditava que ela conseguiria tudo aquilo que ele declarava como desejo. Aos vinte e poucos anos, tudo é possível. Isso não mudou para mim como conceito. No início da vida adulta, tudo é possível, mesmo.

 

As pedras no caminho

 

Porém, tem muita coisa que depende do acaso. Muitas coisas, que nós nem imaginamos que podem acontecer, acontecem. É a tal da “sorte” e da “má sorte”

Na prática, a vida das pessoas nem sempre se desenvolve do jeito que sonhamos, e isso é ok.

Para minha amiga, também assim ocorreu, pelo menos até agora. Não teve o tão sonhado casamento, nem o sucesso empresarial previsto. A casa foi substituída por um pequeno apartamento, um pouco mais distante do bairro onde estudamos e onde ela cresceu.

Nos apegamos muito a esses planos iniciais, sem levar em conta a quantidade de coisas que podem mudar ao longo da vida.

Temos o controle de poucas coisas que acontecem em nossas vidas, por isso essas poucas coisas devem ser olhadas com cuidado; com bastante atenção.

A evolução da economia, o aumento da oferta de empregos, a melhoria da saúde pública e da segurança. Tudo isso são coisas onde temos pouca influência direta, para dizer nenhuma.

E todas essas coisas que não influenciamos, nos influenciam muito.

Onde podemos realmente fazer a diferença está em nós mesmos e, no máximo, junto a quem vive conosco. Você pode cuidar da sua saúde – fazer mais exercícios, dormir mais cedo, evitar comidas que fazem mal à saúde, estudar mais, aprender coisas novas e – puxando a sardinha para nosso lado -, cuidar da sua vida financeira com muita atenção.

 

Mesmo na incerteza, devemos planejar

 

O fato de que não temos o controle completo do que acontecerá conosco não desvaloriza a necessidade de termos planejamento sobre nossas vidas. Ter um plano vai te dar um norte. É verdade, a vida vai nos surpreender, mas nos momentos em que ela não surpreende, eu domino, eu decido e vou para frente! Não ter plano nenhum representa abrir mão da decisão, e aí o resultado pode ser qualquer um.

Tome cuidado com as altas expectativas. Sonhe grande, tenha grandes ideias, mas estabeleça um plano alternativo, caso elas não funcionem.

Existe uma frase que diz “Sonhar não custa nada” – às vezes pode custar uma frustração grande se você estiver acreditando demais no sonho.

Muitos dizem que o sucesso é feito de 10% de inspiração e 90% de transpiração. Então, mãos à obra e comece já a pôr seus planos em prática – mantenha a cabeça no alto, sonhe grande e tenha um pezinho no chão – caso o inesperado apronte alguma com você.

 

390 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *