A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

A diferença entre preço e valor

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
William Potter / shutterstock

 

Resumo: se perguntarem a você sobre a diferença entre preço e valor, você saberia responder? Esses são conceitos que, frequentemente, causam alguma confusão entre as pessoas que já tem experiência, imagina para quem está iniciando sua jornada no mundo dos investimentos. Para entender melhor esses conceitos, e aprender como usá-los da melhor forma para seu benefício e crescimento, leia o texto que preparamos para você.

 

Para contextualizar

 

Imagine que você teve uma emergência financeira e precisa que uma soma alta de dinheiro esteja à sua disposição de maneira rápida. Essa situação não é incomum e acontece, pelo menos, mais de uma vez ao longo da vida das pessoas. Imagine também que, por algum motivo, você não tenha na sua reserva de emergência o valor necessário de que está precisando.

Lembra aquela reserva que todos nós precisamos ter, para proteger a nós e a nossa família? Pois é, nessas horas que você precisa de alternativas. As alternativas podem ser empréstimo de amigos, de parentes ou até mesmo de um banco.

Uma outra alternativa seria vender algum bem que você possa ter, para levantar um dinheiro rápido. O mercado financeiro tem um nome para esse tempo de demora para transformar alguma coisa em dinheiro vivo, chamado de liquidez.

 

Liquidez

 

O que você tem no seu bolso agora, por exemplo: se você bater a mão na sua carteira, o acesso à essa grana é imediato; portanto dinheiro vivo tem alta liquidez, ou pode-se dizer que você tem na sua carteira um ativo bastante líquido.

Um imóvel é um ativo de baixa liquidez, isso porque vender um imóvel leva bastante tempo. Claro, existem as exceções, mas geralmente não é rápido transformar um imóvel em dinheiro. Alguns motivos contribuem para essa situação: os potenciais compradores têm que visitar o seu imóvel; eles terão que levantar os recursos para te pagar (caso eles decidam fechar o negócio com você).

Ainda, se houver um financiamento envolvido, tem todo o tempo que demorará para você dar conta de toda a burocracia (sua e do comprador), enfim, a papelada necessária para que a operação seja concluída.

Chegamos à conclusão, então, de que imóveis tem baixa liquidez. Esse tipo de ativo, normalmente, é o que tem maior valor para as famílias. Esse fato reforça a dificuldade que existe para transformar um imóvel rapidamente em dinheiro.

 

Voltando à história inicial

 

Voltando à situação de emergência. Digamos, agora, que você tenha um automóvel que seja de uma marca conhecida, que tenha um valor de mercado não muito alto e que esteja em bom estado de conservação. Imagine que, ao invés da casa, você resolva se desfazer do carro. Repare que, no mercado, existem outros veículos iguais aos seus e com preço parecido; portanto, parece que a procura vai ser boa e que você vai resolver logo esse problema.

Só que, para você ter uma liquidez muito rápida, ou seja, ter acesso a esses recursos bem mais rápido que o normal, você precisará dar um desconto no preço do automóvel. Então, o que determinou o preço do seu automóvel foi a sua necessidade de vender rápido, você precisou vender rapidamente o seu automóvel para aumentar a liquidez dele.

Aqui funciona muito bem a tal da lei da oferta e da procura: se a procura pelo bem que você tem for alta, você poderia até cobrar um pouquinho mais de preço.

Então, veja que agora chegamos ao conceito que eu queria falar: preço x valor.

 

Diferença entre Preço e Valor

 

Preço é o que você está pedindo pelo seu bem e valor é aquilo que você entende que ele vale; nem sempre os dois andam juntos. Você vai precisar reduzir o seu preço para que você consiga vendê-lo rapidamente, se esse for o caso. Ainda, se você tiver uma procura muito grande, talvez você possa até aumentar um pouquinho o preço.

Esses dois conceitos você nem vai usar tanto no seu dia a dia, mas, para quem está interessado em investir no mercado de compra de ações de empresas através da bolsa de valores, ter essa noção é importante.

O mercado de compra e venda de ações se movimenta todos os dias para cima e para baixo, ao sabor dos humores dos participantes: os investidores. Esse movimento é realizado pelo preço, porém o valor daquela ação será atingido quando ela estiver gerando resultados positivos: à medida em que o tempo for passando e sua capacidade de gerar lucros aumentar sua receita e distribuir dividendos for sendo confirmada, o preço irá em direção ao valor.

 

Aplicações práticas

 

Observe que, às vezes, você pode comprar ação de uma empresa muito boa por um preço mais barato, justamente porque, naquele dia, os outros investidores que possuem ação da empresa ficaram nervosos e porque houve algum problema na economia, na política, que não tinha relação com os resultados da empresa que você está interessado, e aí essa venda é realizada com desconto. Você concorda que essa será uma boa oportunidade para você comprar a um preço melhor.

Essas flutuações acontecem em vários momentos na bolsa. Então, quando o pessoal fala “comprar na baixa” é disso que estão falando.

No longo prazo, os preços das ações vão em direção ao valor da empresa, ou seja, mesmo que você observe muitas variações nos preços diários, com os preços subindo e descendo, se a empresa for muito boa, os preços dela vão se deslocar em direção ao seu real valor.

Se essa empresa for boa, você vai ver ao longo do tempo. Com a divulgação dos resultados, da consistência das receitas, com a confirmação de que se trata realmente de uma empresa boa, e que ela está realizando um bom trabalho, criando produtos de qualidade, está em crescimento e é mesmo uma empresa top de linha, a sua ação vai subir e vai ficar próximo do que chamamos de valor.

 

Conclusão

 

Ou seja, preço é o que você paga, e valor é o que você leva. Às vezes surgem oportunidades de pagar barato por empresas boas, e se você puder, aproveite. Vamos te ajudar nisso também.

 

601 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *